terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Liturgia e Homilia na Quarta Feira de Cinzas 2021


A partir de Valverde, unidos espiritualmente, vamos todos participar na Eucaristia de Quarta-Feira de Cinzas que é o início da Quaresma.
A Quaresma é um tempo de 40 dias que se inicia com a celebração das Cinzas (17 de fevereiro, em 2021), marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, este ano a 4 de abril.
Temos a Mensagem do Papa para a Quaresma 2021, com a convocatória «Vamos subir a Jerusalém» (Mt 20, 18) e a proposta de fazer da Quaresma “um tempo para renovar fé, a esperança e a caridade”.
Diz o Papa: “Que este apelo a viver a Quaresma como percurso de conversão, oração e partilha dos nossos bens, nos ajude a repassar, na nossa memória comunitária e pessoal, a fé que vem de Cristo vivo, a esperança animada pelo sopro do Espírito e o amor cuja fonte inexaurível é o coração misericordioso do Pai”.
Leituras: aqui

Homilia

1. Este é o primeiro dia da Quaresma, início da nossa subida, com Cristo, a Jerusalém (cf. Mt 20,18), para celebrarmos juntos a Sua Páscoa gloriosa. Mas este não é, para ninguém, o primeiro dia de uma renovada quarentena, decretada pelo Estado, por razões de saúde pública, em sucessivos estados de emergência. A pandemia do coronavírus transformou, de facto, a nossa Quaresma litúrgica de 40 dias num ano de quarentena sanitária. Cabe-nos a nós transformar esta quarentena sanitária em Quaresma de salvação e os dias de confinamento em tempo de graça, isto é, em ocasião favorável de conversão e de renovação da fé sincera, da esperança viva e da caridade ativa!

2. Na verdade, “pelo segundo ano consecutivo, celebraremos o ponto mais alto do ano litúrgico de forma absolutamente estranha. E isso faz-nos sofrer (…) Sendo previsível que as coisas melhorarão ainda no decurso deste ano, temos muitas graças a dar a Deus porque, não obstante a dureza a que estamos submetidos, já antevemos o tempo novo, mais solidário e mais verdadeiramente familiar, que se seguirá à atual provação. O que nos motiva uma justificada esperança” (Dom Manuel Linda, Mensagem para a Quaresma 2021). À luz do mistério pascal, da Cruz, da morte e da ressurreição de Jesus, nós cremos e esperamos que as privações e provações, as tribulações e sofrimentos, as dores e mortes, que esta pandemia semeou, hão de frutificar em Páscoa de vida nova, para um mundo novo. 

3. Por isso, irmãos e irmãs, apesar do cansaço da longa quarentena que nos testa e confina “a impossibilidade de fazermos as rotinas de sempre até nos pode ajudar a uma maior interiorização dos acontecimentos salvíficos que a motivam” (Ibidem)e levar a uma vida menos dispersa e mais recolhida, menos consumista e mais sóbria, menos egoísta e mais partilhada, menos exterior e mais familiar.

4. Assumir o programa quaresmal diocesano “Abrir e semear sulcos de paz e de esperança” significa que, neste caminho, vamos todos juntos, pais e filhos, crianças e jovens, adultos e idosos, em família e em comunhão com a Igreja, como nos convocava o profeta Joel: “Congregai os anciãos, reuni os jovens e as crianças. Saia o esposo do seu aposento e a esposa do seu tálamo.Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor”.  Para isso, criemos em cada casa um cantinho de oração, para rezar e celebrar uma Liturgia Familiar, em que tenhamos oportunidade de redescobrir os tesouros de casa. Esta liturgia ajudar-nos-á a partilhar experiências de tudo quanto Deus fez por cada um, pela família, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, nos fracassos e sucessos, nas ofensas e perdão, nas crises e na sua superação, na rotina e nas surpresas de cada dia. Uma família que reza e faz memória agradecida, transmite a fé, não por ensinar o catecismo, mas por testemunhar e contagiar a graça de Deus, como pão de cada dia.

5.O Evangelho oferece três vacinas que nos imunizam do pecado e nos fraternizam a todos no coração do Pai. Contra o pecado da autossuficiência e do esquecimento de Deus, a vacina da oração filial, feita no segredo do nosso quarto, na intimidade da nossa casa; contra o pecado dos excessos de consumo, de ruídos e informações, de imagens e mensagens, a vacina do jejum; contra o pecado da indiferença, a vacina da esmola ou da partilha com os irmãos feridos, vítimas desta encruzilhada de pandemias. Em família, marquemos, na agenda, tempos determinados de oração; façamos juntos um plano de privação, de jejum e abstinência de quê, e vejamos, com rigor, o quê, como, quanto e em favor de quem… faremos a nossa partilha de bens. Em tudo e sempre – queridos irmãos e irmãs – o mais importante é caminharmos juntos, em direção à Páscoa, para que a nossa Aliança com Deus se renove, a partir de um coração novo, de uma vida nova, de famílias novas, que são realmente a esperança de um mundo renovado, por tanta dor e por muito mais amor.

PAI NOSSO

Na 1ª Leitura, Deus, pela boca do Profeta Joel, diz-nos: “Convertei-vos a mim de todo o vosso coração com jejuns, com lágrimas, com gemidos. Rasgai os vossos corações e não as vossas vestes, convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque Ele é clemente e compassivo, paciente e rico em misericórdia.
Na 2ª Leitura, São Paulo lança um veemente apelo: «Reconciliai-vos com Deus».
A palavra mágica, a palavra-chave da Quaresma é CONVERSÃO! Conversão quer dizer mudança de vida, voltando-a para a Pessoa de Cristo e a Sua Mensagem. Conversão significa procurar sempre reconciliarmo-nos com Deus pela escuta da Sua Palavra, pela oração, pelo arrependimento dos nossos pecados, pelo jejum e pela partilha feita da renúncia.
Pai Santo, envia sobre nós o Espírito Santo para que a nossa caminhada quaresmal, abramos e semeemos sulcos de paz e de esperança, cheguemos à Páscoa mais parecidos com Teu Filho Jesus Cristo e, por isso, mais alegres, felizes, mais irmãos.

Final

Oração para a Quaresma 

Pai nosso,
que estais no Céu,
durante esta época
de arrependimento,
tende misericórdia de nós.


Com nossa oração,
nosso jejum
e nossas boas obras,
transformai
o nosso egoísmo
em generosidade.


Abri nossos corações
à vossa Palavra,
curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.
Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria.
Que a Quaresma seja um tempo propício
para renovarmos fé, a esperança e a caridade.


Concedei-nos tudo isto 
por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amen

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.