sábado, 21 de março de 2020

Como se reza o terço?

Talvez não saiba rezar o terço, talvez já tenha esquecido, talvez precise de lembrar…
Resultado de imagem para rezar o terço
No início da oração

(Com o sinal da cruz:)
Deus vinde em nosso auxílio. / Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. / Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

 
Em cada dezena
Enunciação e meditação do Mistério da vida de Cristo
+
Pai Nosso
+
10 Ave-Marias
+
Doxologia (Glória) e Jaculatórias:
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. / Como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
Ó Maria concebida sem pecado, / rogai por nós que recorremos a vós.
Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; / Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
 
No final da oração
3 Ave-Marias
+
Salve-Rainha
 
Mistérios
A cada dia da semana correspondem os diferentes mistérios da vida de Cristo:
 
Domingo e quarta-feira: Mistérios da Glória (ou gloriosos)
1º mistério: A Ressurreição do Senhor;
2º mistério: A ascensão de Jesus;
3º mistério: A vinda do Espírito sobre Maria e os apóstolos;
4º mistério: A Assunção de Nossa Senhora aos céus;
5º mistério: Maria coroada Rainha dos anjos e dos santos.
 
Segunda-feira e sábado: Mistérios da Alegria (ou gozosos)
1º mistério: Anunciação do anjo a Nossa Senhora;
2º mistério: Visitação de de Nossa Senhora a Santa Isabel;
3º mistério: Nascimento de Jesus em Belém;
4º mistério: Apresentação de Jesus no Templo;
5º mistério: Perda e encontro de Jesus no Templo.
  
Terça-feira e sexta-feira: Mistérios da Dor (ou dolorosos)
1º mistério: A agonia de Jesus no Horto;
2º mistério: Flagelação de Cristo;
3º mistério: A coroação de espinhos;
4º mistério: A subida ao Calvário;
5º mistério: A morte na cruz.
 
Quinta-feira: Mistérios da Luz (ou luminosos)
1º mistério: Batismo de Jesus no Jordão;
2º mistério: Milagre de Jesus nas bodas de Caná;
3º mistério: Anúncio do Reino de Deus com um convite à conversão;
4º mistério: Transfiguração do Senhor;
5º mistério: Instituição da Eucaristia.

Após a Salve-Rainha, uma oração dirigida a Nossa Senhora. Ficam aqui 3:
 
Consagração a Nossa Senhora
Ó Senhora minha, ó minha Mãe,
eu me ofereço todo(a) a vós,
e em prova da minha devoção para convosco,
Vos consagro neste dia e para sempre,
os meus olhos, os meus ouvidos,
a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser.
E porque assim sou vosso(a),
ó incomparável Mãe,
guardai-me e defendei-me como propriedade vossa.
Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.
 
Oração de S. Bernardo
Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria,
que nunca se ouviu dizer que algum
daqueles que tenha recorrido à Vossa protecção,
implorado a Vossa assistência e reclamado o Vosso socorro,
fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, de igual confiança,
a Vós, Virgem entre todas singular,
como a Mãe recorro, de Vós me valho,
e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro aos Vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas,
ó Mãe do Filho de Deus humanado,
mas dignai- Vos de as ouvir propícia
e de me alcançar o que Vos rogo. Ámen
 
À vossa protecção nos acolhemos,
Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas
em nossas necessidades;
mas livrai-nos de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.