quinta-feira, 12 de março de 2020

15 Março 2020 - 03º Domingo da Quaresma - Ano A

Leituras: aqui
A Palavra de Deus interpela a nossa vida III
1º Leitor: Neste e nos dois próximos domingos,  a liturgia apresenta  o tema batismal com os seus três símbolos.
2º Leitor: Que símbolos são esses?
1º Leitor: Hoje aparece o símbolo da ÁGUA. No próximo domingo, o símbolo da LUZ. No domingo a seguir, o símbolo da VIDA. Hoje temos  o símbolo mais importante, a ÁGUA,  que exprime o milagre renovado da VIDA.
3º Leitor: No Evangelho, Jesus pede e oferece ÁGUA à Samaritana.
4º Leitor: Jesus cansado e sedento senta-se ao lado do poço de Jacob...  Os discípulos tinham ido procurar  alimento à cidade... Uma mulher anónima, balde vazio, coração vazio, busca água...
1º Leitor: JESUS quebra preconceitos de raça, de sexo, de religião...  e toma a iniciativa: "Dá-me de beber".
5º Leitor: A Mulher estranha. Os apóstolos também estranham. Jesus sozinho a falar com uma mulher e ainda por cima estrangeira… Não fazia parte da prática habitual dos judeus.
1º Leitor: Do diálogo nasce a mútua compreensão.  A mulher descobre em si mesma uma sede mais profunda de amor,   pois apesar dos 5 maridos que já tivera, vivia um grande vazio...
2º Leitor: E Jesus revela-Se como água viva, capaz de saciar qualquer sede humana...
3º Leitor: Inicialmente ela fica confusa... no final ela pede "dessa água". Reconhece Jesus como "Salvador do Mundo",  o Templo onde Deus "deve ser adorado em espírito e verdade".
1º Leitor: Em seguida, a mulher abandona o "Velho balde" e corre para a cidade,  para anunciar ao povo a verdade que tinha encontrado.
Todos: Jesus, Tu és a fonte de Água Viva para a nossa  sede de amor .
4º Leitor: A água do poço é símbolo de todas as satisfações humanas,  na esperança de encontrar nelas a nossa felicidade,   mas que no fim deixam sempre muito vazio e muitas desilusões... Essa água não satisfaz plenamente, todos os dias precisamos voltar ao poço...
5º Leitor: A água de Jesus é o espírito de Deus, o amor que enche os corações.  Só Cristo mata definitivamente a sede de vida e felicidade do homem. Por outro lado, essa água  faz pensar também no BATISMO,  que foi o nosso primeiro encontro com Jesus.
6º Leitor: Na Mensagem para a Quaresma destre ano, o Papa Francisco diz-nos:  «Fixa os braços abertos de Cristo crucificado, deixa-te salvar sempre de novo. E quando te aproximares para confessar os teus pecados, crê firmemente na sua misericórdia que te liberta de toda a culpa. Contempla o seu sangue derramado pelo grande amor que te tem e deixa-te purificar por ele. Assim, poderás renascer sempre de novo»
Todos: O Senhor salva-me porque me tem amor!
1º Leitor: E olhai como na mesma Mensagem o Papa fala tão bem da oração! Escutai:
2º Leitor: “A experiência da misericórdia só é possível «face a face» com o Senhor crucificado e ressuscitado, «que me amou e a Si mesmo Se entregou por mim». Um diálogo coração a coração, de amigo a amigo. Por isso mesmo, é tão importante a oração no tempo quaresmal. Antes de ser um dever, esta expressa a necessidade de corresponder ao amor de Deus, que sempre nos precede e sustenta. De facto, o cristão reza ciente da sua indignidade de ser amado. A oração poderá assumir formas diferentes, mas o que conta verdadeiramente aos olhos de Deus é que ela escave dentro de nós, chegando a romper a dureza do nosso coração, para o converter cada vez mais a Ele e à sua vontade.”
1º Leitor: Mais ainda diz mais a Mensagem do Papa. Reparai:
3º Leitor: “Colocar Cristo morto e ressuscitado  no centro da vida significa sentir compaixão pelas chagas de Cristo crucificado presentes nas inúmeras vítimas inocentes das guerras, das prepotências contra a vida desde a do nascituro até à do idoso, das variadas formas de violência, dos desastres ambientais, da iníqua distribuição dos bens da terra, do tráfico de seres humanos em todas as suas formas e da sede desenfreada de lucro, que é uma forma de idolatria.”
1º Leitor: Então guardemos no coração este apelo do Papa:
4º e 5º Leitores:Também hoje é importante chamar os homens e mulheres de boa vontade à partilha dos seus bens com os mais necessitados através da esmola, como forma de participação pessoal na edificação dum mundo mais justo.”
2º Leitor:  Ao falarmos de água, nesta quaresma dedicada também aos cuidados da criação, pensemos:
3º Leitor: Em tanta pessoas no mundo que não têm água potável para beber, morrem à sede, veem morrer as suas culturas por falta de  água..
4º Leitor: E pensemos também em nós. Precisamos de nos converter ao respeito pela naturexza, sabendo poupar água, utilizá-la com o devido critério, mantê-la longe de qualquer poluição.
TODOS: Cuidar da criação é caminho de salvação”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.