quinta-feira, 17 de maio de 2018

Bispo enfermeiro sabe o que diz

Resultado de imagem para novo bispo de viseu
D. António Luciano dos Santos Costa, de 66 anos, é o novo Bispo de Viseu. Frequentou a Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, em Coimbra, e trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Só mais tarde enve­redou pelo sacerdócio, tendo sido ordenado sacerdote aos 34 anos.
Face ao debate sobre a eutanásia, em curso na sociedade portu­guesa, o novo bispo, em decla­rações à Agência Ecclesia, aler­tou para o perigo de se caminhar para uma "sociedade descar­tável" e apontou que cabe pri­meiramente aos "serviços de saúde" dar "outras respostas", entre as quais sublinhou os cuidados paliativos.
D. António contrapôs duas concepções diferentes de hu­manidade: por um lado, aqueles que acham que "estar junto dos doentes, dos pobres, dos idosos" é algo que "rouba tempo" e, por isso, pretendem "outro estilo de vida"; por outro lado, a posição da Igreja, que defende "o respeito pela vida humana em toda a sua dignidade, com todo o seu valor, desde o momento da concepção até à morte natural".
O novo bispo foi um dos ora­dores do ciclo de debates 'Decidir sobre o final da Vida', promovido ao longo dos últimos meses pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, onde de­fendeu os cuidados paliativos, ressaltando que "a morte deve acontecer no momento certo". "É aqui que surge a medicina palia­tiva, que tem o seu lugar para ajudar a maior parte daqueles que carecem destes serviços", de­clarou, ao acrescentar que "estes cuidados deveriam estar mais próximos de todos os que pre­cisam". "O caminho é fazermos tudo para promover e defender a vida humana, seja em que circuns­tâncias for", completou.
Fonte: Notícias de Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.