segunda-feira, 9 de abril de 2018

A Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate”


Imagem relacionada
Imagem relacionada
Foi hoje, dia 9 de abril, apresentada ao mundo a Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate”.

E o título “Gaudete et Exsultate” (Mt 5,12) é o eco da exortação de Jesus aos perseguidos e humilhados por mor do Evangelho. Com efeito, Ele “quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa”, sendo que o chamamento à santidade está patente, em vários modos e lugares, desde as primeiras páginas da Bíblia.

O Papa adverte que a exortação não é um tratado sobre a santidade, mas tenta “fazer ressoar mais uma vez o chamamento à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades”.

***

Depois dos dois números introdutórios, o texto é distribuído por 177 números, organizados em 5 capítulos e com abundante aparato crítico baseado em muitos lugares teológicos.

Assim, o capítulo I – “O Chamamento à Santidade” fala-nos, com base em várias passagens bíblicas, dos grandes luzeiros dos cristãos, “Os santos que nos encorajam e acompanham”, relevando, “nos processos de beatificação e canonização”, “os sinais de heroicidade na prática das virtudes, o sacrifício da vida no martírio e também os casos em que se verificou um oferecimento da própria vida pelos outros, mantido até à morte”. Depois, apresenta “Os santos ao pé da porta” – os não beatificados ou canonizados, pois “o Espírito Santo derrama a santidade, por toda a parte”. Valoriza-se, assim, a santidade paciente e alegre do quotidiano.

Segue-se a asserção de que Deus é que toma a iniciativa: “O Senhor chama”. Chama a todos e a cada um, mas cada um deve seguir no seu caminho. No entanto, o Pontífice destaca o “génio feminino”, que se manifesta “em estilos femininos de santidade, indispensáveis para refletir a santidade de Deus neste mundo”, sobretudo “ em períodos em que as mulheres estiveram mais excluídas”. E Francisco pessoaliza o apelo quando afirma “A ti também”, pois, para ser santo não é preciso ser bispo, padre ou frade.

No âmbito do tópico “A tua missão em Cristo”, é referido que “para um cristão, não é possível imaginar a própria missão na terra sem a conceber como um caminho de santidade, porque esta é, na verdade, a vontade de Deus: a [nossa] santificação” (1Ts 4,3). Cada um deve “refletir e encarnar, num momento determinado da história, um aspeto do Evangelho”. Para tanto, há que perscrutar a vontade de Deus através da oração e tentar ler os sinais que Ele dá a cada um.

E “A atividade que santifica” é a vida em oração e em comunidade, mas também e sobretudo a assunção da atividade de cada dia em conformidade com a condição social e profissional.


***

No Capítulo II – “Dois Inimigos Subtis da Santidade”, são selecionados como duas falsificações da santidade o gnosticismo e o pelagianismo, surgidos nos primeiros séculos do cristianismo, mas alarmante e sedutoramente recrudescentes na atualidade.

O gnosticismo atual supõe ‘uma fé fechada no subjetivismo’, “onde só interessa uma determinada experiência ou uma série de raciocínios e conhecimentos que supostamente confortam e iluminam, mas, em última instância, a pessoa fica enclausurada na imanência da sua própria razão ou dos seus sentimentos”. É “Uma mente sem Deus e sem carne.

O que faz e mede a perfeição da pessoa é o seu grau de caridade, não a quantidade de dados e conhecimentos que possa acumular. Ora, os gnósticos julgam os outros consoante conseguem, ou não, compreender a profundidade das doutrinas. É a mente “sem encarnação, incapaz de tocar a carne sofredora de Cristo nos outros”. E, ao desencarnarem o mistério, preferem “um Deus sem Cristo, um Cristo sem Igreja, uma Igreja sem povo”. Mas isto pode suceder na Igreja! É “Uma doutrina sem mistério”. Diz o Papa que o gnosticismo é uma das piores ideologias, pois, “ao mesmo tempo que exalta indevidamente o conhecimento ou uma determinada experiência, considera que a sua própria visão da realidade seja a perfeição”. Assim, “esta ideologia autoalimenta-se e torna-se ainda mais cega” e “particularmente enganadora, quando se disfarça de espiritualidade desencarnada”. A humidade intelectual deve abrir o nosso espírito para “Os limites da razão”. De facto, “só de forma muito pobre, chegamos a compreender a verdade que recebemos do Senhor; e, ainda com maior dificuldade, conseguimos expressá-la”.

Por seu turno, “O pelagianismo atual” surge em contraponto ao gnosticismo, atribuindo à vontade humana o que os gnósticos atribuem à inteligência. Esquece-se que “isto não depende de quem quer nem daquele que se esforça por alcançá-lo, mas de Deus que é misericordioso” (Rm 9,16) e que “nos amou primeiro” (1Jo 4,19). “Uma vontade sem humildade”, embora fale de Deus com belos discursos, “só confia nas suas próprias forças e sente-se superior aos outros por cumprir determinadas normas ou por ser irredutivelmente fiel” a um certo estilo católico.



Face a este panorama, há que recordar “O resumo da Lei”: Paulo diz que o que conta verdadeiramente é “a fé que atua pelo amor” (Gl 5,6). Somos chamados a cuidar solicitamente da caridade: “Quem ama o próximo cumpre plenamente a Lei. (...) Assim, é no amor que está o pleno cumprimento da lei” (Rm 13,8.10). “É que toda a Lei se resume neste único preceito: “Ama o teu próximo como a ti mesmo” (Gl 5,14).

***

O capítulo III – “À Luz do Mestre” frisa que, em vez das múltiplas teorias e explicações, importa atentar na simplicidade das palavras de Jesus e acolher o seu modo de transmitir a verdade. Jesus explicou, com toda a simplicidade, o que é ser santo; fê-lo quando nos deixou as bem-aventuranças (cf Mt 5,3-12; Lc 6,20-23) – o bilhete de identidade do cristão. Nelas está delineado o rosto do Mestre, que somos chamados a deixar transparecer no quotidiano da vida.

E remaremos a “Contracorrente”, professando e cumprindo as bem-aventuranças:









E “A grande regra de comportamento” vem no capítulo 25 do Evangelho de Mateus (vv. 31-46). Jesus detém-se numa das bem-aventuranças: a que proclama felizes os misericordiosos. Se andamos à procura da santidade que agrada a Deus, neste texto encontramos precisamente uma regra de comportamento com base na qual seremos julgados:

Tive fome e destes-Me de comer, tive sede e destes-Me de beber, era peregrino e recolhestes-Me, estava nu e destes-Me que vestir, adoeci e visitastes-Me, estive na prisão e fostes ter comigo” (25, 35-36).

Estaremos disponíveis para as obras de misericórdia “Por fidelidade ao Mestre”. No apelo a reconhecê-Lo nos pobres e atribulados, “revela-se o próprio coração de Cristo, os seus sentimentos e as suas opções mais profundas, com os quais se procura configurar todo o santo”.

Ele deixou-nos claro que a santidade não se pode compreender nem viver prescindindo destas suas exigências, porque a misericórdia é o “coração pulsante do Evangelho”.


Recorde-se que, sendo muito importante a oração e a Liturgia, “O culto que mais Lhe agrada” (a Deus) são as obras de misericórdia para com o próximo, como ensina São Tomás de Aquino: 

Não praticamos o culto a Deus com sacrifícios e com ofertas exteriores para proveito d’Ele, mas para benefício nosso e do próximo: de facto, Ele não precisa dos nossos sacrifícios, mas quer que Lhos ofereçamos para nossa devoção e para utilidade do próximo. Por isso, a misericórdia, pela qual socorremos as carências alheias, ao favorecer mais diretamente a utilidade do próximo, é o sacrifício que mais Lhe agrada..

***

O capítulo IV Algumas Caraterísticas da Santidade no Mundo Atual

No quadro da santidade, as bem-aventuranças e Mateus 25, 31-46 relevam alguns traços espirituais indispensáveis para compreendermos o estilo de vida a que o Senhor nos chama. Para lá dos meios de santificação conhecidos – os diferentes métodos de oração, os sacramentos inestimáveis da Eucaristia e da Reconciliação, a oferta de sacrifícios, as várias formas de devoção, a direção espiritual e muitos outros –, Francisco fixa-se nalguns aspetos do chamamento à santidade, que tenham “uma ressonância especial”.

Suportação, paciência e mansidão”. Permanecendo centrado, firme em Deus que ama e sustenta, é possível o cristão aguentar, suportar as contrariedades, as vicissitudes da vida e também as agressões dos outros, as suas infidelidades e defeitos: se Deus está por nós, quem pode estar contra nós?” (Rm 8,31).

Alegria e sentido de humor”. O santo é capaz de viver com alegria e sentido de humor. Sem perder o realismo, ilumina os outros com um espírito positivo e rico de esperança. Ser cristão é “alegria no Espírito Santo” (Rm 14,17), porque, “do amor de caridade, segue-se necessariamente a alegria. Os profetas anunciavam o tempo de Jesus como uma revelação da alegria (cf Is 12,6).

Ousadia e ardor”. A santidade é ousadia, é impulso evangelizador que deixa uma marca neste mundo. Para isso ser possível, o próprio Jesus vem ao nosso encontro, repetindo-nos com serenidade e firmeza: “não temais!” (Mc 6,50). “Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos” (Mt 28,20).

Em comunidade”. É muito difícil lutar contra a própria concupiscência e contra as ciladas e tentações do demónio e do mundo egoísta, se estivermos isolados. A sedução com que nos bombardeiam é tal que, se estivermos demasiado sozinhos, facilmente perdemos o sentido da realidade, a clareza interior, e sucumbimos. Assim, a santificação é um caminho comunitário, que se deve fazer dois a dois. Em várias ocasiões, a Igreja canonizou comunidades inteiras, que viveram heroicamente o Evangelho ou ofereceram a Deus a vida de todos os seus membros. E o Papa dá vários exemplos.

Em oração constante”. Por fim, anote-se que “a santidade é feita de abertura habitual à transcendência, que se expressa na oração e na adoração. O santo é uma pessoa com espírito orante, que tem necessidade de comunicar com Deus. É alguém que não suporta asfixiar-se na imanência fechada deste mundo e, no meio dos seus esforços e serviços, suspira por Deus, sai de si erguendo louvores e alarga os seus confins na contemplação do Senhor.

***

O capítulo V – “Luta, Vigilância e Discernimento” acentua que a vida cristã é luta permanente que “requer força e coragem para resistir às tentações do demónio e anunciar o Evangelho” – luta magnífica, que leva a cantar vitória sempre que o Senhor triunfa na nossa vida.

A luta e a vigilância” não dizem respeito só ao mundo e à mentalidade mundana, ou só à própria fragilidade e inclinações, mas também ao demónio, o príncipe do mal. Jesus celebra as nossas vitórias. Alegrava-Se quando os seus discípulos conseguiam fazer avançar o anúncio do Evangelho, superando a oposição do Maligno (cf Lc 10,18). A existência do príncipe das trevas é Algo mais do que um mito”.

Por tudo, os cristãos devem estar “Despertos e confiantes”, resistindo iluminados pela Palavra e fortalecidos pela oração e sacramentos e atacando todos os focos que aninhem A corrupção espiritual”. Por outro lado, é importante invocar o Espírito Santo e apurar a consciência com vista à consecução d’ “O discernimento”, para saber distinguir e eleger o que vem de Deus.

É “Uma necessidade imperiosa” esta capacitação e o seu exercício dever feito “Sempre à luz do Senhor”. O discernimento dos sinais é “Um dom sobrenatural”, que não exclui as sabedorias humanas, mas que deve ser obtido na disponibilidade para o Alto, “Fala, Senhor!”, como pedia Samuel, que o teu servo escuta.  

Embora, seja importante o contributo e disponibilidade da pessoa, a santidade e o discernimento dos sinais da vontade de Deus, que a enforma, cruzam-se na “Lógica do dom e da cruz”.

***

Gozar a vida” como nos convida a fazer o “consumismo hedonista” é o oposto do desejar dar glórias a Deus, que pede para nos “gastarmos” nas obras de misericórdia (cf GE 107-108). O caminho da santidade é vivido como caminho “em comunidade” e “em constante oração”, que chega à “contemplação”, não entendida como “evasão que nega o mundo que nos rodeia” (cf GE 147-152).

2018.04.09 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.