quinta-feira, 11 de maio de 2017

De 14 a 21 de maio: SEMANA DA VIDA

A Semana da Vida tem lugar na semana em que ocorre o Dia Internacional da Família – 15 de maio – e vai do domingo anterior ao domingo seguinte. Neste ano decorrerá, portanto, de 14 a 21 de maio.

Em 25 de Março de 1995, João Paulo II, publicou a Carta Encíclica “Evangelho da Vida – sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana”, tendo explicitado aí o objetivo da celebração da Semana da Vida:suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspetos da vida…». (EV, 85)

No ano em que a Igreja de Portugal celebra o Centenário das Aparições, em Fátima, também a Semana da Vida estará naturalmente – bem – marcada por esta dimensão e rosto mariano da nossa Fé: Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, tem tudo para ensinar-nos como cuidarmos da Vida que nos é dada e confiada. Toda a vida e a vida toda. 
Vivemos, na sociedade portuguesa, algumas dificuldades e tensões, no que diz respeito à Vida: a questão do aborto e a questão da eutanásia, de maneira mais evidente, mas também muitas outras ameaças à qualidade da Vida e à Vida com qualidade. 
Esta Semana da Vida, subordinada ao tema “Com Maria cuidar da alegria da vida”, quer ser – cada vez mais – um “tempo oportuno” para agradecermos a vida, defendermos a vida, aprendermos a cuidar dela e aprofundar o convite a encontrar em Deus, fonte de toda a Vida, o sentido maior e inalienável e sagrado da vida de cada pessoa, desde a sua conceção até ao momento da morte, neste mundo
Departamento Diocesano da Pastoral Familiar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.