sexta-feira, 24 de junho de 2016

Novena/Festa de Santa Helena e Centro Paroquial os principais temas da reunião do Conselho Económico

Em 24 de junho, reuniu, no Centro Paroquial,  o Conselho Económico, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Novena e Festa de Santa Helena:
- Cartas oficiais
- Analise ao funcionamento do Barzinho
- Distribuição de trabalhos:  bar, feira, trânsito, bandeiras, logística
      - Arranjos do espaço

2. Centro Paroquial:
- Andamento das obras
- Projetar o dia 27 de novembro, inauguração do Centro Paroquial
- Situação económica

3. Outros assuntos
Falou-se nos contactos oficiais estabelecidos tendo em vista a logística da Festa (instalação sonora, cobertura, segurança, entre outros assuntos).
Foram analisados várias situações quanto ao funcionamento do barzinho, relacionadas, sobretudo, com a uniformidade de critérios em relação aos materiais e à logística. O que é que deve estar ligado ou desligado da corrente elétrica, ao abastecimento de água e sua utilização, etc.
Os comissários distribuíram entre o trabalho tendo em vista o melhor serviço ao público. Serviço no bar, venda de recordação, atendimento e orientação dos feirantes, atenção aos peregrinos, arranjo dos espaços, colaboração nos atos religiosos.
O espaço da feira encerrará pelas 21 horas do dia 2 de julho, reabrindo pelas 6 horas do dia 3. 
O Conselho Económico apela à mais viva colaboração dos senhores feirantes e à compreensão dos mesmos tendo em conta o bem de toda e a paz que urge manter.
Mantêm-se os preços do ano passado para feirantes e utilizadores da casa.
Graças à colaboração da Câmara e da Junta, estão a ser limpos os espaços, como parques e outros.
Também serão colocados sinais de trânsito em falta e as torneias públicas.
Queremos que Santa Helena seja sempre um espaço onde se respira a dois pulmões, o do corpo e o da alma. Por isso a Comissão quer receber e colaborar com todos os que demandam a nossa Serra, dentro de um espírito de respeito pelo espaço, de preservação cuidada dos materiais e de reconhecimento, por parte dos utilizadores, de que a manutenção tem custos.

Quanto ao Centro Paroquial, falou-se das obras em curso. Sabendo que os acabamentos têm numa estrutura destas um papel importante, fizeram-se acertos em detalhes, mormente no tocante a pinturas interiores, a muros e à colocação do gradeamento, obedecendo a indicações legais. Igualmente se combinaram alguns trabalhos imediatos que as obras reclamam.
Com a indispensável colaboração da Câmara e da Junta, pensamos que, se formos persistentes e não desligarmos um instante, teremos as obras prontas a tempo do prazo marcado.
Falou-se ainda no apetrechamento da cozinha e da colocação de uma estátua de Santa Helena em granito no espaço externo do Centro. Mas sobre a estátua, que já foi encomendada, falaremos em breve à comunidade e aos amigos de Santa Helena.
Falou-se da situação económica que, como imaginarão os amigos, não é famosa nesta altura, tantas estão a ser as despesas, pelo que apelamos a todos em prol da melhor colaboração.
O Conselho agradece à Junta, às entidades e grupos, às pessoas toda a colaboração monetária que nos têm feito chegar.
Quanto a outros assuntos, o Conselho económico foi informado da realização das chamadas "Procissões da Semana Santa" e escolheu o conselheiro Abílio Teixeira como novo responsável pela carrinha paroquial. Assim que precisar de a usar, deve dirigir-se a este membro do Conselho Económico.
Também, graças à colaboração habitual do sr. Vingadas, durante a novena de Santa Helena,  a carrinha sairá de Tarouca pelas 18h em cada dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.