domingo, 21 de junho de 2015

Catequistas da Paróquia de São Pedro de Tarouca em Santa Helena

Na tarde  do domingo, 21 de Junho, a maioria dos catequistas desta Paróquia reuniu-se em Santa Helena. Como era o 3º domingo do mês, muitos deles participaram nesta Eucaristia, antecedida do terço.
Enquanto se esperava que todos chegassem, os que estavam iam ajudando a pôr a mesa e noutras tarefas. Após o almoço, completamente a expensas dos intervenientes,  e uma passagem pelo barzinho para o café, teve início a reunião que começou com uma pequena mensagem de sincero agradecimento aos catequistas pelo trabalho de "sementeira" que fizeram durante o ano.

Logo em seguida cada catequista teve "tempo de antena" para fazer a sua avaliação acerca do modo como decorreu o ano catequético. A opinião generalizada foi que correu bem. Claro que há que contar sempre com as naturais limitações de catequistas, catequizandos e pais. Foi salientado que os vários momentos da catequese decorreram com muito elevação e que, por isso, todos se deviam sentir satisfeitos. E referiu-se que:
- As festas da catequese ( Crisma, Festa do Pai Nosso, 1ª Comunhão e Profissão de Fé correram muito bem.
- A participação dos vários grupos na Via Sacra pelos povos e no mês de Maria foi maravilhosa e é para continuar.
- A festa de toda a catequese no Auditório Municipal  foi admirável.
- Os catequizandos que participaram na peregrinação nacional das crianças a Fátima fizeram-no sem problemas, embora a opinião geral seja que a experiência deste ano seja para não repetir. No futuro, voltaremos a levar apenas o 6º ano, como era habitual fazer-se.
- Alguns anos da catequese têm a sua página no facebook. Saúda-se a iniciativa que exige aos respetivos catequistas atenção permanente. Seria bom que o pároco tivesse acesso a esses páginas como amigo.
- Quanto às faltas dos alunos, frisou-se que a decisão foi dos pais, por voto secreto e disse-se que a Igreja é para todos mas não é para tudo... Tolerância, acolhimento, abrir de portas, são inseparáveis da justiça a que os mais novos são muito sensíveis. este campo, a última palavra pertence sempre aos catequistas.
- A participação dos jovens em várias actividades diocesanas foi marcada pela alegria, pela abertura e pela participação activa.
- Associação do Sagrado Coração de Jesus custeou as prendas oferecidas aos catequizandos nas festas da catequese.



Perspectivando o próximo ano catequético, foi estabelecido:


- Continuar a melhorar, procurando que a catequese tenha sempre em contas os seus destinatários, fazendo-o com entusiasmo, dedicação, perseverança.


- Fazer tudo para que a catequese seja "escola de acolhimento", onde cada catequizando seja escutado, ajudado e incentivado pelo catequista.


- Não esquecer o aspecto formativo do conhecimento na catequese, pois "ninguém ama o que não conhece".


- Acolhimento alegre a quem chega de novo ao Grupo de Catequistas.


- Preservar a todo o custo a unidade e a mútua ajuda no Grupo de Catequistas.
 
Foi uma tarde fecunda, humana e cristãmente rica, marcada pela partilha do pão, pelo mútuo acolhimento, pela franqueza da diálogo, pela honestidade da opinião, pela abertura aos tempos novos, pela celebração da fé, pela alegria do convívio.


Saliente-se ainda o gesto simpatiquíssimo da catequista D. Isabel Vingadas  e a delicadeza da oferta que fez a cada um dos catequistas. D. Isabel ofereceu um pintura pessoal sobre pedra polida, com os mais diversos motivos. Claro que ao pároco ofereceu o emblema do FCP!

--
Parabéns, catequistas! Semeadores de Cristo no coração das gentes. Arautos da esperança, construtores de futuro!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.