quinta-feira, 18 de junho de 2015

Encíclica Laudato Si (Louvado Sejas)

Especial encíclica ecológica
São Francisco, inspiração para o "laudato si"
Já foi publicada a encíclica do Papa Francisco sobre o ambiente. Desengane-se quem pensava que ia ler um texto hippie, desenraizado da doutrina católica, o Papa diz, entre muitas outras coisas, que não faz sentido preocuparmo-nos com a natureza mas justificar o aborto, e grande parte da sua preocupação com a ecologia justifica-se pela forma como afecta os pobres.

Aqui pode ver algumas das frases mais fortes do texto, por tópicos e aqui os conselhos práticos do Papa para uma “conversão ecológica”.

Francisco dedica bastante espaço à crítica aos países desenvolvidos que, diz, têm uma “dívida ecológica” para com os países pobres.

Francisco é o primeiro Papa a escrever uma encíclica inteira dedicada à ecologia, mas está longe de ser o primeiro Papa a ocupar-se deste assunto, como pode ver aqui.

Ainda assim, continua a haver quem ponha em causa que um líder religioso se debruce sobre assuntos científicos e técnicos. O padre Vítor Melícias, franciscano, explica aqui porque é que este é também um assunto religioso.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.