sábado, 11 de abril de 2015

Papa convoca Igreja ao Jubileu da Misericórdia


O Papa Francisco apresentou este sábado a Bula ‘Misericordiæ Vultus’ (Rosto de Misericórdia) que é composta por 25 números e deseja que cada um viva a Misericórdia e se deixe surpreender por Deus.
“Misericórdia não é uma palavra abstrata, mas uma forma para reconhecer, contemplar e servir”, explica.
O desejo do Papa é que este ano seja uma oportunidade para "viver a cada dia a misericórdia” e que seja possível cada um se surpreender por Deus.
“Que neste Ano Jubilar a Igreja se possa tornar o eco da Palavra de Deus ressoa forte e determinada como palavra e gestos de perdão, apoio, ajuda, amor.
Que nunca se canse de oferecer misericórdia e seja sempre paciente no conforto e perdão. “
Francisco recuperou o ensinamento de São João XXIII, que falou do "remédio da misericórdia" e Paulo VI, que identificou a espiritualidade do Vaticano II como Samaritano.
O “Rosto de Misericórdia” também explica alguns destaques do Jubileu: primeiro o slogan "misericordioso como o Pai", depois o convite a uma peregrinação e, especialmente, a necessidade de perdão.
O Papa dá destaque no número 15 à redescoberta das Obras de Misericórdia Espiritual e Corporal “para despertar a nossa consciência, muitas vezes apática perante o drama da pobreza, e para entrar mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina."
Outro ponto forte do documento é o número 19 em que Francisco apela contra a violência organizada e contra os promotores ou cúmplices da corrupção.
A apresentação da Bula marca a convocação do Ano Santo que inicia a oito de dezembro, solenidade de Maria: “para não deixar a humanidade sozinha à mercê do mal” e coincide com o 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II, a que a Igreja “sente a necessidade de manter vivo”.
O seu encerramento acontece "na solenidade litúrgica de Cristo Rei, a 20 de novembro de 2016”.
Este Ano Santo não é comemorado só em Roma, mas também em todas as outras dioceses do mundo. A Porta Santa será aberta pelo Papa a oito de dezembro e no domingo seguinte em todas as igrejas do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.