sábado, 29 de março de 2025

Correram bem as "24 Horas para o Senhor"




No passado dia 28 de Março, a comunidade paroquial organizou-se por turnos para adorar o Santíssimo Sacramento exposto desde as 21.30h até às 3h da de sábado. Apesar de não durar literalmente 24 horas, este período de companhia a Jesus sacramentado exposto sobre o altar pôs-nos em sintonia com toda a Igreja que, nas vésperas do 4º Domingo da Quaresma, realiza este tempo consagrado ao Senhor. Tempo de adoração, contemplação, interioridade, conversão. Após a Via Sacra, que decorreu entre a Capela do Mártir e a Igreja Paroquial, via Lar, seguiu-se no templo a Exposição do Santíssimo Sacramento, com adoração comunitária presidida pelo pároco. Teve lugar depois uma hora de adoração pessoal, encontro face a face com Jesus, uma hora de "namoro com Jesus", acontecendo depois 3 momentos consecutivos de oração, presididos, respetivamente, pelos Catequistas, pelas Escuteiros e pelos Jovens. Terminou, pelas três e tal da manhã com a Bênção do Santíssimo Sacramento.
Os Escuteiros organizaram e dinamizaram a Via Sacra de forma excelente. Os grupos que, na sua hora, presidiram à oração, fizeram-no belamente. O coral das 8h e o das 11h estiveram bem e ajudaram as pessoas a viver a Via Sacra e a celebrar a oração coletiva.
A comunidade participante foi exemplar na forma como estive e participou.
Quem falhou? Quem esteve mal? Os que não participaram. Olhem-se ao espelho da consciência e perguntem-se se Cristo e os irmãos não lhe mereciam muito mais...

Ó NOSSA ÚNICA ESPERANÇA
Ó Hóstia Santa, nossa única Esperança em todos os sofrimentos e contrariedades da vida!
Ó Hóstia Santa, nossa única Esperança na vida e na hora da nossa morte!
Ó Hóstia Santa, nossa única Esperança no meio das falsidades e das traições!
Ó Hóstia Santa, nossa única Esperança nas trevas e na impiedade que submergem a terra!
Ó Hóstia Santa, nossa única Esperança no meio da nostalgia e da dor, em que ninguém nos compreende!
Ó Hóstia Santa, nossa única Esperança no meio dos afazeres e no enfado da vida quotidiana!
Ó Hóstia Santa, nossa única Esperança no meio das ruínas dos nossos anseias e esforços!
Ó Hóstia Santa, nossa única Esperança no meio dos ataques do inimigo e das investidas do Inferno!
Ó Hóstia Santa, nossa única Esperança confio em Vós, mesmo quando as dificuldades superarem as minhas forças, e se achar os meus esforços ineficazes!
Santa Faustina Kowalska

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.