domingo, 31 de julho de 2022

Festa de Santa Apolónia 2022


Está a correr bem a Festa em honra de Santa Apolónia, no Castanheiro do Ouro, como é próprio de gente de bem.
Além dos  conjuntos e da banda, as pessoas mostram-se acolhedoras, alegres e pacíficas.
No aspeto religioso, houve Missa solene em 31 de julho, celebrada na sede da Associação, presidida pelo pároco, tendo estado a pregação a cargo do diácono.
Assinale-se, porque ajudou à vivência do ato religioso, a atuação da Banda na Eucaristia, com cânticos adaptados à liturgia do 18º domingo comum, postura conveniente, e entusiasmo posto nos cânticos. As pessoas apreciaram o ambiente de elevação que o grupo propiciou.
Num tempo de dificuldades, não é fácil organizar uma festa, por isso os mordomos são credores do reconhecimento das pessoas, mormente, como foi o caso, se preocupam em acolher as orientações da Igreja no que se refere às festas religiosas.
  
Comissão de Festas para 2023:   Pedro Feijó, José Assunção Vingadas, Pedro Peralta,  Aldinha Feijó, Paula Paiva, Rosa Félix, Pedro Rebelo,  Armindo Santos Cardoso, José Teixeira, Raquel Fernandes, Ângela Ferreira, Júlio Guilherme Cardoso, Manuel Botelho Esteves, Sílvio Cardoso Costa, Ângela Leite Cardoso, Diana Sarmento Silva, Mariana Filipe, José Manuel Batista, Filipe Santos Silvestre, Daniel Santos Oliveira, Joana Badajós Carvalho, Daniel Pereira Almeida, Vitor Ying, Rafael Pereira, Vítor Correia e António Correia.

A Capela de Santa Apolónia
No fim da Eucaristia, um elemento da Comissão da Capela falou ao povo sobre a capela  a edificar, apelando à unidade e colaboração das pessoas.  
Prestou esclarecimento sobre o andar de todo o processo burocrático, longo, difícil, trabalhoso. A burocracia é um trabalho que não dá nas vistas, mas que mói, cansa e sobrecarrega quem tem que lidar com ele. Além disto, a COVID-19, deu um contributo importante para o atraso dos trabalhos.
Terminado o trabalho burocrático, está tudo preparado para o início da obra que já foi a concurso. O empreiteiro iniciará os trabalhos no início de outubro.  Também os muros que têm que ser implantados começarão em breve. 
O  elemento da Comissão da Capela agradeceu a quem tem ajudado, como a Câmara, as comissões de festas, e, de modo especial, os técnicos que gratuitamente elaboraram os vários planos técnicos de que a obra carece para ser aprovada.
Apelou ainda à unidade e generosidade da população.
Castanheirenses, tudo, todos e sempre pela Capela de Santa Apolónia!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.