Foi com alegria e gratidão que voltamos a celebrar o Cristo-Rei. Naquele lugar tão belo e especial, celebramos Aquele que é o Rei e Senhor do Universo.
No dia 17 de Julho, uma semana antes da festa, teve lugar a missa e novena na capela de Cristo-Rei. Dinamizada pelo grupo coral de Gondomar, a celebração decorreu num ambiente de dignidade e respeito. Apesar do intenso calor que se fazia sentir, bastante gente subiu a serra para participar na Eucaristia. Depois teve lugar um pequeno lanche convívio onde festejamos o primeiro aniversário do grupo coral na sua atual formação. É sempre com alegria que se festeja o aniversário de um projeto como é o grupo coral. Que seja o primeiro de muitos aniversários!
Passada uma semana chegou o dia da festa. No sábado, dia 23, ao final da tarde teve lugar o tradicional jantar convívio no Cristo-Rei. Muitas pessoas subiram o monte para participar com alegria e boa disposição neste momento de sã convivência. Além das bifanas e das bebidas, também houve caldo verde no final. Foi um final de tarde e início de noite agradável, sentia-se a alegria de todos por poderem voltar a alguma normalidade depois desta ter sido “roubada” durante dois anos pela pandemia.
No domingo, dia 24 de Julho, a missa da festa foi ao meio-dia. O grupo coral de Gondomar dinamizou a Eucaristia e também a procissão, ajudando todos os presentes a viver aquele que é o momento central da festa. Muita gente na missa e na procissão, todos participaram com alegria e todos souberam estar com dignidade. O espaço envolvente, o belo quadro que se vislumbra daquele monte, a escolha dos cânticos, a ornamentação tanto da capela como dos andores, as palavras sempre sábias do pároco e do diácono, tudo ajudou a viver belamente a Eucaristia. Neste dia também se celebrava o dia Mundial dos avós e dos idosos. Também eles foram lembrados na celebração, recordando-nos a importância dos avós na vida dos netos. A sua experiência e sabedoria, e a ternura como falam aos netos são determinantes no crescimento na fé dos mais novos. Que os mais jovens saibam sempre acarinhar e acompanhar os idosos, para que eles nunca sintam a solidão e o abandono.
Terminadas a Eucaristia e a procissão, muita gente decidiu almoçar no Cristo-Rei. Durante a tarde teve lugar um momento de alegria e animação. O grupo de concertinas do Vale do Távora animou os presentes com temas tradicionais portugueses. A festa terminou com o sorteio dos números premiados das rifas, atribuindo seis prémios aos mais sortudos.
Uma festa desta natureza, na serra, longe de tudo, dá imenso trabalho. Está de parabéns a comissão de festas por todo o trabalho realizado, não só na altura da festa, mas durante o ano inteiro.
Ana Patrícia
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.