A missão do Espírito Santo na Igreja
Da Constituição dogmática Lumen gentium do Concílio Vaticano II, sobre a Igreja
(Nn. 4. 12) (Sec. XX)
Consumada a obra que o Pai confiou ao Filho para Ele a
realizar na terra, no dia de Pentecostes foi enviado o Espírito Santo
para santificar continuamente a Igreja e assim dar aos crentes acesso ao
Pai, por Cristo, num só Espírito. Ele é o Espírito da vida, a fonte da
água que jorra para a vida eterna; por Ele, o Pai dá vida aos homens
mortos pelo pecado, até que um dia ressuscite em Cristo os seus corpos
mortais.
O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis, como
num templo; neles ora e dá testemunho da adopção filial. Com diversos
dons hierárquicos e carismáticos dirige a Igreja e leva-a ao conhecimento
da verdade total, unifica-a na comunhão e no ministério, e enriquece-a
com os seus frutos.
Com a força do Evangelho faz rejuvenescer a Igreja,
renova-a constantemente e leva-a à união perfeita com o seu Esposo.
Porque o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: «Vinde!».
Assim se manifesta a Igreja como um povo unido pela
unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
A totalidade dos fiéis, consagrada pela unção do Espírito
Santo, não pode enganar-se na fé. O povo de Deus goza desta
infalibilidade, através do sentido sobrenatural da fé, quando, na sua
totalidade, a hierarquia e os fiéis leigos, manifestam um consenso
universal em matéria de fé e costumes.
Com este sentido da fé, formado e sustentado pelo Espírito
da verdade, o povo de Deus, sob a direcção do sagrado magistério a que
fielmente se conforma, já não recebe a palavra dos homens mas a
verdadeira palavra de Deus, adere indefectivelmente à fé que foi transmitida aos santos de
uma vez para sempre, penetra-a mais profunda e rectamente, e
cada vez mais plenamente a põe em prática na sua vida.
Além disso, o Espírito Santo não só santifica e dirige o
povo de Deus por meio dos sacramentos e ministérios e o adorna com
virtudes, mas distribuindo
a cada um os seus dons como lhe apraz, concede também aos
fiéis de todas as classes graças especiais, que os tornam aptos e
disponíveis para assumir as diversas obras e missões úteis à renovação e
maior incremento da Igreja, segundo aquelas palavras: A cada qual se concede a manifestação do
Espírito em ordem ao bem comum.
Estes carismas devem ser recebidos com acção de graças e
consolação, pois todos, desde os mais extraordinários aos mais simples e
comuns, são perfeitamente acomodados e úteis às necessidades da Igreja.
Oração Deus de bondade, concedei propício à vossa Igreja que, reunida pelo
Espírito Santo, se dedique totalmente ao vosso serviço e realize a
vossa vontade num só coração e numa só alma. Por Nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Fonte aqui |
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