domingo, 29 de janeiro de 2017

O DIA DA BÍBLIA NA PARÓQUIA



No Plano Pastoral, janeiro e fevereiro são dedicados à Bíblia, com o slogan A BIBLIA É LUZ, É CAMINHO PARA JESUS”.
A Bíblia ajuda as pessoas a conhecer melhor Jesus e a relacionar a vida com a sua mensagem.
Aliás Jesus proclamou bem-aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam, porque a Palavra de Deus é a Luz dos nossos passos.
Somos convidados a descobrir a beleza da Palavra de Deus, a deixarmo-nos atrair por ela, a fazer o propósito de ler e meditar a Bíblia na vida do dia-a-dia.
Que atenção tem dado cada um de nós e as nossas famílias à Bíblia? Costumamos ler a Bíblia em nossa casa?
A Bíblia é Deus na Sua Palavra!
 
Em todas as Eucaristias celebradas neste fim-de-semana na Paróquia de S. Pedro de Tarouca, foi dado um destaque especial à Bíblia, envolvendo bastante gente e a comunidade como tal.
Nas Eucaristias celebradas na Igreja Paroquial, o 10º ano de catequese, com seus catequistas, desempenhou - e muito bem - um papel fundamental. Nas Missas celebradas em capelas, foram várias as pessoas que deram a sua colaboração serena e empenhada.
- Monições viradas para a Palavra de Deus
- Leitura dialogada do Evangelho em que a comunidade também participou com a ajuda do projetor (Igreja)
- Na homilia, além da intervenção do celebrante, foram recitadas  pelos leitores frases (quase todas bíblicas) sobre a Bíblia, Palavra de Deus. Em cada frase a assembleia repetia o slogan "A Palavra de Deus é luz, á caminho para Jesus". Entretanto, íamos entoando, de 5 em 5 frases, um canto de louvar a Deus- Palavra.  Enquanto isso, jovens iam levando devagarinho pela Igreja abaixo a Bíblia, acompanha com uma vela e um cartaz (Igreja) ou então pessoas ergueram a Bíblia para o povo, segurando igualmente uma vela (capelas).
- Na Oração da Paz, recordando e interiorizando a Palavra de Jesus "deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz", a assembleia deu as mãos e rezou com o sacerdote. Paz que se implora ao Deus da paz, paz que se recebe e se transmite.
- No momento da Ação de Graças, rezamos:
 TUA PALAVRA, SENHOR:
Quero agradecer
Quero louvar e bendizer
Quero celebrar
Quero acolher
Quero partilhar com meus irmãos
Quero anunciar
- No fim de cada Eucaristia, houve um momento de diálogo entre sacerdote e comunidade sobre a Bíblia. Boa participação das pessoas.
 
DESAFIOS:
- Deus continua a falar. HOJE. Nas trevas, nevoeiros, tempestades, ELE está lá, a responder-nos. Basta abrir a Bíblia e acolher.
- Partilhar a Palavra Bíblica em família. É a melhor oração. Isto foi sublinhado através de um testemunho.
- Como o Evangelista do ano é S. Mateus, ler cada dia um trecho deste Evangelho.
- A bíblia é o único livro que você lê cujo autor está presente na hora da leitura. A Bíblia é Deus na Sua Palavra!
- Temos um catolicismo que se preocupa muito com imagens, procissões e tradições, mas é bastante indiferente à Palavra de Deus. Um catolicismo órfão da Palavra de Deus!
É urgente alterar a situação, recentrando-nos na Bíblia. É fundamental.
- A bíblia é uma grande carta de amor que Deus nos envia. Vamos deixá-la fechada???

Sem comentários:

Enviar um comentário