sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Cativeiro foi um novo nascimento


Em 21 de maio deste ano, um grupo de homens armados do Estado Islâmico raptou o monge e sacerdote siro-católico Jacques Mourad, prior do mosteiro de Mar Elia, juntamente com um ajudante, na periferia de Qaryatayn, cidade de população cristã e sunita que, dois meses antes, tinha caído em mãos dos extremistas islâmicos. O padre fazia parte da comunidade fundada pelo sacerdote jesuíta Paolo Dall'Oglio, desaparecido no norte da Síria em 29 de julho de 2013, quando estava em Raqqa.

Em entrevista à emissora cristã Noursat TV, este sacerdote que acabou por ser libertado a 11 do passado mês de outubro, contou alguns episódios da sua experiência nas mãos de partidários do Estado Islâmico:
"Quando estava sendo deportado, com as mãos amarradas e os olhos vendados, repetia para mim mesmo: ‘Caminho para a liberdade’. O cativeiro, para mim, foi como um novo nascimento", afirmou o padre Jacques, relatando, entre outras coisas, que celebrava a missa num dormitório subterrâneo onde tinham sido encarcerados previamente mais de 250 cristãos de Qaryatayn, também sequestrados pelos jihadistas. 
"Os cristãos eram interpelados com frequência sobre a sua fé e a sua doutrina cristã, mas não se converteram ao islão, apesar das pressões. Permaneceram fiéis à oração do rosário. Esta experiência de provação fortaleceu a fé de todos, inclusive a minha. É como se eu tivesse nascido de novo".
Sabe-se que mesmo os líderes muçulmanos sírios também pediram a libertação do padre Jacques Mourad, pois este padre era conhecido e querido por todos. O pe. Mourad residia em Al-Qaryatayn, perto de Homs, havia mais de 10 anos. Em 1991, ele ajudou a cavar e recuperar os restos do antigo mosteiro de Santo Elias, onde depois se estabeleceu. O sacerdote promovia o trabalho conjunto, a solidariedade entre as famílias de religiões diferentes, era um exemplo de serviço humanitário sem rótulos religiosos nem étnicos. A vida dele foi um exemplo para neutralizar o sectarismo".
In "O Amigo do Povo"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.