terça-feira, 9 de setembro de 2014

A Fé – dimensão pessoal vs dimensão comunitária


No sábado, dia 6 de fevereiro, na celebração eucarística, reparei que na parte frontal da toalha do altar da celebração se podia ler o segmento textual Meu Senhor e meu Deus. E logo o pensamento se me dirigiu para a passagem pascal do Evangelho de João em que Tomé – que garantira aos companheiros que, se não visse nas mãos e nos pés do Ressuscitado o lugar dos cravos e se não metesse a mão no lado do peito onde estava a chaga da lança, não acreditaria – se prostrou quando Cristo, na segunda aparição aos discípulos, se lhe apresentou como ele parece ter exigido. E com a prostração o apóstolo pronunciou aquelas palavras que exprimem uma fé de indizível pasmo contemplativo (cf Jo 20,19-29).

Porém, o pensamento, que não tem muito que fazer, interrogou-se-me sobre a razão que transportou para a memória coletiva Tomé como o homem que duvida, que se recusa a crer sem ter visto, quando, com base na jaculatória Meu Senhor e meu Deus, ele deveria ser festejado como o homem da fé profunda e adorante. Mais: não percebo como a onda da modernidade já entende que Judas, o Iscariotes, com o seu ato de traição, estava a servir de instrumento providencial, provavelmente sem o pretender, para que se cumprisse no Mestre o desígnio redentor. Mas o Dídimo continua como o homem tardo em acreditar, quando todos sabemos ou podemos saber que Ele foi de extrema utilidade para que o Mestre pudesse dispor da pedagogia da sua identificação de ressuscitado com Aquele mesmo que fora crucificado e sepultado, mostrando-se tal qual era. E a Ressurreição estava na linha do anunciado por Ele próprio na sequência da Crucifixão, Morte e Sepultura, tanto depois da transfiguração (cf Mt 17,9; Mc, 9,9-10; Lc 9,43-45) como já depois da confissão de fé petrina (cf Mt 16,21-23; Mc, 8,31-33; Lc 9,21-22).

***

Entretanto, escutei pela TVI a homilia do sacerdote que, do santuário de N. Senhora de Nazaré, clamava que a fé não é para ser vivida individualmente, mas para ser comunitariamente celebrada, chegando mesmo a insinuar que não fazia sentido as pessoas procurarem um templo para se recolherem longe do bulício da multidão. E lembrei-me da confissão de fé de Tomé Meu Senhor e meu Deus, em que o determinante possessivo “meu” remete para a 1.ª pessoa do singular, a qual identifica o indivíduo, a pessoa que fala. E lá pensei que a fé é pessoal.

Aliás, a maior parte dos símbolos da fé adotam a forma singular “creio” (no latim, “credo”; e, no grego, “πιστεύω”). E, quando, na profissão de fé, se utiliza o diálogo (pergunta do oficiante-resposta do profitente), a pergunta inicia-se com a forma verbal no singular da 2.ª pessoa, aquela para quem se fala e que há de responder ao “crês?” (no latim, “credis?”; e, no grego, “πιστεύεις;”). Também por esta via se reforça a componente individual e pessoal do ato de fé.

No entanto, reparei que, compulsando os diversos símbolos referidos por J. Kelly (Primitivos Credos Cristianos – Salamanca: Secretariado Trinitário, 1980) e transcritos por Denzinger-Scönmetzer (Enchiridion Symbolorum Definitionum et Declarationis… Ed XXXIV. Barcelona: Herder, 1964), que alguns formulam a profissão de fé na 1.ª pessoa do plural, o que remete para a dimensão comunitária do ato e da profissão de fé. Adotam a forma verbal “cremos” (no latim, “credimus”; e, no grego, “πιστεύομεν”). E, quando, na profissão de fé, se utiliza o diálogo, a pergunta inicia-se com a forma verbal no plural da 2.ª pessoa, aquela para quem se fala e que há de responder ao “credes?” (no latim, “creditis?”; e, no grego, “πιστεύετε;”). Tais são, por exemplo: os símbolos batismais da Igrejas da Arménia e de Antioquia, o de Santo Agostinho, o de Eusébio de Cesareia, o de São Cirilo de Jerusalém, o de Santo Epifânio de Salamina, o símbolo maior da Igreja da Arménia, o pseudoatanasiano, o símbolo de Teodoro de Mopsuéstia, o de São Dâmaso ou de São Jerónimo, a profissão de fé de Justino e algumas versões do niceno-constantinoplitano. Atualmente, a profissão de fé dialogada, muitas vezes, tem a pergunta com o plural e a resposta com o singular, segundo o esquema: Credes? Sim, creio!

Também é de notar que, mesmo que a fórmula seja proferida no singular, a profissão de fé pessoal é emitida (ou pressupõe-se que o é) perante a comunidade – o que não invalida que o crente, em certos e muitos momentos, necessite e goste de estar sozinho recolhido em casa ou no interior do templo e até pretenda e deva fazer o ato de fé a sós com Deus e exercitar a oração mental. Não pode, porém, excluir a profissão pessoal e pública da fé sempre que lho seja solicitado, quando participa na celebração comunitária e quando assume um compromisso de caráter comunitário ou de vinculação à comunidade ou a um serviço a prestar em nome dela.

A fé possui as duas dimensões – pessoal e comunitária – sem que uma possa excluir a outra, devendo, antes, contar com ela numa linha de intercorrelação e interatividade. Tanto assim é que Pedro, quando os irmãos, depois da pregação do Pentecostes, perguntavam o que haviam de fazer, respondeu: “Convertei-vos e peça cada um o batismo em nome de Jesus Cristo” (At 2,38-39). Quero dizer que todos, em conjunto (“Saiba toda a Casa de Israel” – At 2,36), ouviram a pregação, mas cada um teria de pedir o batismo em nome de Cristo. É a componente comunitária em perfeita aliança com o empenho pessoal, individual (não individualista).

Por seu turno, o Catecismo da Igreja Católica (1992) assegura a síntese entre as duas dimensões da fé, a pessoal e a comunitária. Não pode ser reduzida à esfera privada ou só da consciência!

A dimensão pessoal, que implica totalidade, consciência, compromisso, obediência, na liberdade e na dignidade de quem se sente pessoa humana na verdadeira aceção da palavra:

A fé é uma adesão pessoal, do homem todo, a Deus que Se revela. Comporta uma adesão da inteligência e da vontade à Revelação que Deus fez de Si mesmo, pelas suas ações e palavras. (n.º 176). «Crer» é um ato humano, consciente e livre, que está de acordo com a dignidade da pessoa humana. (n.º 180).

Implica solidariedade, reciprocidade (recetividade de alguém para comunicar a outrem), encadeamento:

A fé é um ato pessoal, uma resposta livre do homem à proposta de Deus que Se revela. Mas não é um ato isolado. Ninguém pode acreditar sozinho, tal como ninguém pode viver só. Ninguém se deu a fé a si mesmo, como ninguém a si mesmo se deu a vida. Foi de outrem que o crente recebeu a fé; a outrem a deve transmitir. O nosso amor a Jesus e aos homens impele-nos a falar aos outros da nossa fé. Cada crente é, assim, um elo na grande cadeia dos crentes. Não posso crer sem ser amparado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para amparar os outros na fé. (n.º 166).

Mas a fé é comunitária, eclesial:

«Crer» é um ato eclesial. A fé da Igreja precede, gera, suporta e nutre a nossa fé. A Igreja é a Mãe de todos os crentes. «Ninguém pode ter a Deus por Pai, se não tiver a Igreja por Mãe». (n.º 181).

Tão pertinente é dizer “eu creio”, para formar a vinculação pessoal a Deus e ao seu povo, como “nós cremos”, para assegurar a ligação íntima à comunidade, a integração na comunidade dos crentes que são capazes de professar, quer no singular quer no plural, a mesma fé, a fé da Igreja.

«Eu creio»: é a fé da Igreja, professada pessoalmente por cada crente, principalmente por ocasião do Baptismo. «Nós cremos»: é a fé da Igreja, confessada pelos bispos reunidos em Concílio ou, de modo mais geral, pela assembleia litúrgica dos crentes. «Eu creio»: é também a Igreja, nossa Mãe, que responde a Deus pela sua fé e nos ensina a dizer: «Eu creio», «Nós cremos». (n.º 167).

Rezamos comunitariamente. E a maneira como rezamos espelha a índole da nossa fé: «Olhai, Senhor, para a fé da vossa Igreja».

É, antes de mais, a Igreja que crê, e que assim suporta, nutre e sustenta a minha fé. É primeiro a Igreja que, por toda a parte, confessa o Senhor  (A Santa Igreja anuncia por toda a terra a glória do vosso nome» – como cantamos no Te Deum). Com ela e nela, também nós somos atraídos e levados a confessar: «Eu creio», «Nós cremos». É da Igreja que recebemos a fé e a vida nova em Cristo, pelo Baptismo. No Ritual Romano, o ministro do Baptismo pergunta ao catecúmeno: «Que vens pedir à Igreja de Deus?» E ele responde: – «A fé». – «Para que te serve a fé?» – «Para alcançar a vida eterna» (n.º 168).

A salvação vem pela fé. Mas a salvação e a fé vêm de Deus, o dispensador dos seus dons. E a mãe e educadora da fé rumo à salvação é a Igreja

A salvação vem só de Deus. Mas porque é através da Igreja que recebemos a vida da fé, a Igreja é nossa Mãe. «Cremos que a Igreja é como que a mãe do nosso novo nascimento, mas não cremos na Igreja como se ela fosse a autora da nossa salvação. E porque é nossa Mãe, é também a educadora da nossa fé.» (n.º 169).

O ritual do batismo, que nos propõe um compromisso de fé pessoal (Crês? Creio! ou Credes? Creio!), garantira-nos que é a comunidade cristã, a Igreja, que nos recebe. E, depois da profissão da fé batismal, estabelece a seguinte proclamação: “Esta é a nossa fé, esta é a fé da Igreja, que todos nos orgulhamos de professar em Jesus Cristo Nosso Senhor”. E o compêndio do Catecismo da Igreja Católica (2005), responde à questão “Porque é que a fé é um ato pessoal e ao mesmo tempo eclesial?”, nos seguintes termos:

A fé é um ato pessoal, enquanto resposta livre do homem a Deus que se revela. Mas é ao mesmo tempo um ato eclesial, que se exprime na confissão: «Nós cremos». De facto, é a Igreja que crê: deste modo, ela, com a graça do Espírito Santo, precede, gera e nutre a fé do indivíduo. Por isso a Igreja é Mãe e Mestra. (n.º 30).

E o Papa Francisco, na sua catequese de 15 de janeiro, ensinou que a dimensão comunitária da fé não é só uma moldura, mas faz parte integrante da vida cristã:

Existe uma ligação indissolúvel entre a dimensão mística e a missionária da vocação cristã, ambas enraizadas no Batismo. “Recebendo a fé e o Batismo, nós cristãos acolhemos a ação do Espírito Santo, que leva a confessar Jesus Cristo como Filho de Deus e a chamar Deus ‘Abba’, Pai. Todos os batizados e batizadas…somos chamados a viver e a transmitir a comunhão com a Trindade, porque a evangelização é um apelo à participação na comunhão trinitária”. Ninguém se salva sozinho. Somos comunidade de crentes, somos Povo de Deus e nesta comunidade experimentamos a beleza de partilhar a experiência dum amor que precede a todos, mas que, ao mesmo tempo, nos pede para sermos canais da graça uns para os outros, apesar dos nossos limites e pecados. A dimensão comunitária não é só uma “moldura”, um “contorno”, mas é parte integrante da vida cristã, do testemunho e da evangelização. A fé cristã nasce e vive na Igreja e no Batismo as famílias e as paróquias celebram a incorporação de um novo membro a Cristo e ao seu corpo, que é a Igreja.

E apresenta um caso prático e histórico da dimensão comunitária e familiar da educação na fé:

A propósito da importância do Batismo para o Povo de Deus, é exemplar a história da comunidade cristã do Japão. Ela sofreu dura perseguição no início do século XVII. Foram numerosos mártires, os membros do clero foram expulsos e milhares de fiéis foram mortos.  Não ficou no Japão nenhum padre, todos foram expulsos. Mas a comunidade retirou-se na clandestinidade conservando a fé e a oração em reclusão. E, quando nascia uma criança, o pai ou a mãe batizavam-na (todos os fiéis podem batizar em particulares circunstâncias”. Quando, depois de dois séculos e meio, 250 anos depois, os missionários retornaram ao Japão, milhares de cristãos saíram da clandestinidade e a Igreja pôde reflorescer. Tinham sobrevivido com a graça do Batismo! Isto é grandioso: o Povo de Deus transmite a fé, batiza os seus filhos e segue adiante. E mantiveram, mesmo em segredo, um forte espírito comunitário, porque o Batismo os tornou um só corpo em Cristo: foram isolados e escondidos, mas foram sempre membros do Povo de Deus, membros da Igreja. Podemos aprender tanto com esta história!

2014.09.08
Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.