terça-feira, 29 de abril de 2014

D. Manuel Clemente reeleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa


O Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, foi esta terça-feira à tarde reeleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

A assembleia plenária dos bispos, reunida em Fátima, confirmou também a manutenção do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, como vice-presidente.

O padre Manuel Barbosa foi eleito como secretário e porta-voz da Conferência Episcopal, lugar até agora ocupado pelo padre Manuel Morujão. O novo secretário da CEP é sacerdote dehoniano e desempenhava já as funções de director do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa.

Para vogais da Conferência Episcopal foram eleitos esta terça-feira os bispos D. Jorge Ortiga, D. António Francisco dos Santos, D. José Alves, D. Anacleto Oliveira e D. Virgílio Antunes.

O bispo de Santarém, D. Manuel Pelino é o novo presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé; D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, preside à Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade; e o bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Manuel Linda, é o novo presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.
D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, foi reeleito presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
Reconduzidos nos cargos foram também o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, como presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana; D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco, na Comissão Episcopal do Laicado e Família; e D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, como presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.


A Assembleia Plenária elegeu como delegado da CEP para as Relações Bispos/Vida Consagrada D. Manuel Neto Quintas, bispo do Algarve, e para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, é o delegado da CEP no Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, no Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e no Pontifício Colégio Português, em Roma.
 
In agência ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.