terça-feira, 2 de julho de 2013

Obras na Capela de Gondomar



 
A capela de S. João foi restaurada e a povoação de Gondomar está muito contente.

A capela estava em péssimas condições e, para a povoação, era impossível realizar as obras necessárias. Só foi possível graças à ajuda da Câmara Municipal de Tarouca a quem nos dirigimos para pedir apoio que nos foi concedido .

O povo de Gondomar agradece a Câmara Municipal de Tarouca por nos ter metido um telhado novo e um forro na capela, para que, finalmente, não haja mais infiltrações de água e os nossos santos não precisem de “guarda-chuvas”.

A instalação elétrica também estava em péssimas condições e também essa foi refeita de novo pela Câmara Municipal.

Os nossos agradecimentos não ficam por aqui. Agradecemos também a todos trabalhadores e a quem  contribuiu... Um muito obrigado ao Senhor António, encarregado da Câmara, que nos ofereceu uma escada em caracol, que nós adaptámos ao local e restaurámos, tornando assim o acesso ao coro mais fácil,  dando beleza à capela e criando mais espaço.

Para além das obras realizadas pela Câmara, a comissão também realizou obras na capela. Colocou pavimenta no coro, uma grade nova no coro e um forro novo no mesmo. Tudo isto foi possível graças às esmolas que fomos acumulando durante vários anos.

Apesar de estarmos contentes pelas obras realizadas, nem tudo está feito, pois a capela tem sempre algo para fazer e despesas, como por exemplo a imagem de S. João que precisa de ser restaurada.

 Lembramos e apelamos às comissões de festas que se lembrem também dos santos e das capelas e suas necessidades. Não usem só o nome dos santos para pedir. É preciso olhar para eles e, em vez de estoirar fogo de qualquer forma - por vezes somente para gastar os últimos cartuchos - poderiam pensar em conservar o que ainda temos e que alguém nos deixou.

Fazer festa sim, com música, diversão e fogo. Está tudo muito bem, mas também deveríamos ter um bocadinho de vaidade, e olhar para a conservação das capelas, imagens e estruturas religiosas.

Comissão das capelas de Gondomar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.