terça-feira, 6 de outubro de 2009

Que significam os números na Bíblia?

Muita gente ao ler a Bíblia, especialmente o Apocalipse, tem muitas dificuldades em interpretar e compreender os números abundantemente referidos.

Se lêssemos no jornal que um homem tinha morrido aos 38 anos, num incêndio em que ardeu um edifício de 7 andares, ninguém duvidaria do significado destes números.
Exprimem exactamente a idade desse homem e a quantidade exacta de pisos do edifício. Mas, se lêssemos no Evangelho que Jesus curou um homem que estava doente há 38 anos (Jo 5,5), ou que sobraram 7 cestos cheios a seguir à multiplicação dos pães (Mc 8,8), a coisa mudava, Já não estamos tão certos de que se refira aos anos em que o homem esteve doente, ou à quantidade de cestos de pão que realmente foram recolhidos naquele dia.

É que, para nós, o número tem um sentido muito diferente daquele que tinha para os antigos orientais. Enquanto nós o utilizamos normalmente para indicar a quantidade de alguma coisa, para a mentalidade bíblica os números podiam exprimir não uma, mas três realidades bem diferentes: quantidade, simbolismo e mensagem “gemátrico”.

Veja aqui este texto claro e preciso sobre o significado dos números na Bíblia:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.