
Novena de Santa Helena
A novena, que se iniciou em 5 de julho, teve três momentos oficiais: novena às 8 e 18.20h e oração da noite às 22h. A novena da manhã foi animada pelo coral de Santa Helena, com a colaboração de leitores e acólitos advindos do grupo de novenistas que estacionaram na Serra.
O pregador foi o sr. Padre Paulo Alves que a todos agradou e motivou.
Um dia sempre marcante na novena é o segundo, quando se celebra Nossa Senhora das Dores. Este ano não foi exceção e muita gente marcou presença.
No altar campal, foi celebrado, pelas 9.30h, o 9º Dia de Novena a que presidiu o pregador. O tema da nove foi este: "OS DONS DO ESPÌRITO SANTO. "
Assinale-se que a Oração da Noite e, ainda mais, a novena da manhã, tiveram um belo número de gente nova: crianças, jovens e adultos-novos. Mudou-se e as pessoas aderiram. Porque as pessoas aderiram, a mudança aconteceu. Num futuro, também a novena da tarde precisa de ser mudada. Só se desenvolve o que se muda...
Missa da Festa e Procissão
As condições físicas e climatéricas existentes ajudaram as muitas pessoas que participaram na Eucaristia das 11.30 hora. Souberam estar, participaram e criaram um clima propício à oração. O Senhor D. António Couto, nosso Bispo, partindo das Leituras do Domingo e da vida de Santa Helena, do bom samaritano. E pediu aos crismados e a toda a assembleia, que, iluminados pelo Espírito Santo, se debruçassem sempre sobre os caídos nas valetas da vida. Como fez o samaritano.
Também a procissão correu bem, foi vivida como uma manifestação de fé na Igreja peregrinante que caminha para a Casa do Pai, alicerçada em Cristo e guiada pelo Seu Espírito.
Sacramento da Confirmação
Bênção dos Campos e Procissão do Adeus
As novidades
Num dos dias, a começar pelas 6.30h da manhã, um bom grupo de noveninas, com o P.e Paulo, fez uma caminhada da igreja de Tarouca até Santa Helena, a que se seguiu a novena da manhã.
Num outro dia, finda a novena da manhã, na companhia do P.e Paulo, muitos novenistas caminharam de Santa Helena até Cristo Rei, em cuja capela rezaram, regressando depois a Santa Helena.
Noutro dia da novena, houve a participação ativa dos crismandos: celebração do Sacramento da Reconciliação, participação na novena e, à noite, Via Lucis (caminho da Ressurreição)
No Ano Santo, com o tema Peregrinos da Esperança, estas caminhadas alertam-nos para uma Igreja peregrina, onde todos são convidados a caminhar na fé, apoiando-se, ajudando-se e motivando-se.
Gratidão
Agradecemos ao sr. Bispo, D. António, a sua presença, a palavra sábia de Pastor, a amizade demonstrada. Obrigado pelo Sacramento da confirmação conferidos ao grupo de crismados.
Aos senhores padres que estiveram presentes, dizemos obrigado pela comunhão sacerdotal demonstrada e pela presença amiga. Obrigado ao sr. Padre Adriano Pereira e P.e Zé Miguel pela colaboração pastoral dada. Agradecemos a presença orante e confraternizante um um grupo de4 padres, amigos de Santa Helena.
Um bem-haja muito sentido ao Senhor P.e Paulo Alves, pregador da novena, pela maneira bela como nos comunicou a Palavra de Deus, pela forma muito humana e cativante como soube estar entre nós.
Pelos desafios pastorais que nos deixou. Pelas novidades que propôs e foram levadas a cabo. Pelas caminhadas a pé que promoveu, com adesão das pessoas que se saúda.
Um obrigado sentido e profundo a todos os elementos do Conselho Económico, suas esposas e filhos. O Conselho Económico é fantástico, não só pelo empenho que demonstra por este lugar, como pelo trabalho, dedicação e competência que oferece a Santa Helena, ao longo do ano, pois na maior parte dos domingos a capela e o bar estão abertos e vários outros trabalhos são realizados. Na Festa, então, dão o litro para que tudo corra bem. Muito obrigado.
Dizemos obrigado aos leitores, aos acólitos, aos que recolheram as esmolas e atenderam os peregrinos, ao senhor Amândio que conduziu a carrinha no transporte de novenistas, aos dadores de flores e aos que as colocaram nos andores, aos que ofereceram comestíveis para a casa, ofertas para a capela, a quem ofereceu trabalho, sempre precioso, a quem teve uma palavra de apoio e de incentivo. Aos que colaboraram nas procissões, levando as alfaias sagradas.
Parabéns a todos o crismandos pela forma educada e participativa, de modo especial na preparação próxima para o Crisma. Obrigado aos catequistas destes crismados que os acompanharam ao longo dos anos nas respetivas paróquias. O vosso serviço a Cristo, à Igreja e aos jovens é de valor indiscritível. Obrigado também aos jovens u
Obrigado ao Grupo de Jovens, também por aquela tarde e noite em que tivemos connosco os crismandos. Muito bela a Via Lucis!
Obrigado aos corais que animaram a novena. Coral da novena, grupo coral de Gondomar, Grupo de Santa Helena, coral da Festa. Saúda-se com alegria a presença em bom número de crianças, jovens e casais novos na novena da manhã!
Um bem-haja às zeladoras da Irmandade de Santa Helena pela maneira disponível como atenderam e acolheram os irmãos; ao sacristão; à cozinheira pela maneira alegre e disponível como preparou as refeição, bem como ao grupo de senhoras que ajudaram nas refeições; às pessoas que estacionaram na Serra, pois foram fantásticas, amigas, alegres e colaborantes; a todas as pessoas que participaram nas novenas, pela sua fé vivida, partilhada, edificante; a todos os peregrinos e romeiros que demandaram Santa Helena pela ocasião da Festa; à família de D. Candita que, como habitualmente, ofereceu o pequeno almoço ao pregador.
Aos senhores Presidentes da Câmara e da Junta dizemos também obrigado pela disponibilidade em apoiar sempre. Ambos, cada um a seu modo, mostraram total disponibilidade.
Obrigado às pessoas que colaboram nas procissões, levando alfais sagradas ou pegando nos andores, a nossa gratidão.
Obrigado a todas as pessoas pela generosidade.
A casa do Santuário está disponível para casais ou grupos que ali pretendam passar uns dias, claro respeitando a especificidade do local. Basta falar com o sr. Jaime Vitorino.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.