Com a mestria e a experiência musical do Padre Marcos Alvim, voltamos a recordar a importância da missão dos Grupos Corais no ambiente litúrgico das nossas celebrações. Percebermos que cada Grupo Coral é parte integrante da assembleia. Não é um grupo à parte. A humildade e a vivência da fé devem fazer parte de todo aquele que participa num Grupo Coral. É sempre bom recordar que não podemos escolher os cânticos para celebração eucarística só porque gostamos ou nos apetece. O canto é sempre enquadrado e de acordo com as leituras da celebração. Devemos ter sempre esta preocupação na escolha dos cânticos para acompanharem a liturgia e ao mesmo tempo possibilitarem a participação ativa dos fiéis.
O canto litúrgico oferece-nos também a possibilidade de uma maior interiorização espiritual. Dizia Sto. Agostinho, "quem canta reza duas vezes", por isso o canto litúrgico ajuda toda assembleia a louvar a Deus e ficar cheia de Deus.
Nesta formação, foi ainda importante as indicações que o Padre Marcos Alvim deixou nomeadamente aos solistas. Não só ajudou a perceber a importância do salmo na liturgia como também deixou técnicas de leitura e canto aos nossos solistas e organistas.
No fim desta formação, o Padre Marcos deixou esta frase. "Cantai com arte e com alma".
Agradecemos a presença e ajuda do Padre Marcos Alvim e a presença e participação de todos os que disponibilizaram do seu tempo para esta formação.
P.e Zé Miguel
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.