quarta-feira, 4 de agosto de 2021

SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, PADROEIRO DOS SACERDOTES

 A liturgia celebra hoje São João Maria Vianney (Santo Cura d’Ars), padroeiro dos sacerdotes. Aos 17 anos, João sentiu-se chamado ao sacerdócio. "Se eu fosse padre, queria conquistar muitas almas", dizia. Não era fácil atingir a meta por causa dos poucos conhecimentos culturais. Graças à ajuda de sacerdotes sábios, entre os quais o Abbé Balley, pároco de Écully, recebeu a ordenação sacerdotal, em 13 de agosto de 1815, com a idade de 29 anos. Três anos depois da sua ordenação, em 1818, foi enviado para Ars, uma pequena aldeia no sudeste da França, que contava 230 habitantes. Ali, dedicou a sua vida, durante 41 anos, ao cuidado pastoral dos fiéis, até à sua morte, em 4 de Agosto de 1859.Dizia o Santo: «Se entendêssemos na terra o que é um padre, morreríamos não de susto, mas de amor»; «Se na tua caminhada não bateres de frente com o diabo é porque estás caminhando na mesma direção que ele»; «Cada hóstia consagrada é feita para se consumir de amor num coração humano».
A leitura da Eucaristia de hoje deixa bem clara a missão do padre e as consequências para si e os seus fiéis da obediência (ou não) à Palavra de Deus:
«O Senhor dirigiu-me a palavra, dizendo: «Filho do homem, fiz de ti uma sentinela para a casa de Israel: quando ouvires uma palavra da minha boca, tu os advertirás da minha parte. Se Eu mandar dizer ao pecador: ‘Vais morrer’, e tu não o advertires, se não lhe falares para o desviar do seu mau caminho e assim lhe salvar a vida, ele morrerá devido aos seus pecados, mas Eu pedir-te-ei contas da sua morte. Se tu, porém, advertires o pecador e ele não se afastar da impiedade e do mau caminho, ele morrerá devido aos seus pecados, mas tu salvarás a tua vida. E se o justo se afastar da sua justiça e praticar o mal, Eu o farei tropeçar e morrerá. Se tu não o advertiste, então ele morrerá devido aos seus pecados, sem que se tenham em conta as boas obras que tenha praticado. Mas Eu pedir-te-ei contas da sua morte. Se tu, porém, avisares o justo para que não peque e ele de facto não pecar, decerto viverá porque deu ouvidos à advertência e tu salvarás a tua vida».
(Ez 3, 16-21)
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.