quinta-feira, 6 de maio de 2010

A VIDA é sempre um bem


Desde 1994 a Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal competente para a área da Família, organiza a Semana da Vida.

Esta iniciativa vem na sequência do apelo lançado em 1991 pelo Papa João Paulo II, na Encíclica O Evangelho da Vida sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, ao propor uma celebração que tenha por objectivo «suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspectos da vida…» (EV 85).

Decorre habitualmente na semana em que se celebra o Dia Mundial da Família – 15 de Maio – este ano de 9 a 16 deste referido mês, com o tema: "A vida é sempre um bem".

"É eticamente inaceitável qualquer forma de eutanásia, isto é, qualquer "acção ou omissão que, por sua natureza e nas intenções, provoca a morte". Nem sequer o objectivo de eliminar o sofrimento ou livrar a pessoa de um estado penoso pode legitimar a eutanásia, tanto mais que a medicina e a sociedade dispõem de outros meios para socorrer os pacientes em fase terminal". Nota da Conferência Episcopal Portuguesa
In O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.