Andam por aí muitas ideias distorcidas sobre estas três virtudes teologais. Muitas vezes não conhecemos aquilo de que falamos; outras, olhamos para a Fé, a Esperança e a Caridade com uma carga enorme de subjetivismo, ao sabor de gostos e interesses.
QUE ENSINA A IGREJA?
1. A FÉ. "A Fé e uma virtude sobrenatural, infundida por Deus em nossa alma, pela qual nós, apoiados na autoridade do mesmo Deus, acreditamos que é verdade tudo o que Ele revelou e por meio da Santa Igreja nos propõe para crer."
2. A CARIDADE. "A Caridade é uma virtude sobrenatural, infundida por Deus em nossa alma, pela qual amamos a Deus por Si mesmo sobre todas as coisas, e amamos o próximo como a nós mesmos, por amor de Deus."
3. A ESPERANÇA. "A Esperança é uma virtude sobrenatural, infundida por Deus na nossa alma, pela qual desejamos e esperamos a vida eterna que Deus prometeu aos seus servos, e os auxílios necessários para alcançá-la."
A caridade é a virtude das virtudes. É a virtude que, fazendo-nos amar a Deus, dá forma a todas as virtudes: torna boas todas as nossas intenções e faz com que todas as nossas acções sejam boas e agradáveis a Deus.
Chamam-se virtudes teologais, porquê?
1. Teologais vem de Theós que, em grego, significa Deus.
2. Elas chamam-se virtudes teologais porque têm Deus por objeto imediato e principal, e são infundidas por Ele.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
ADVENTO
Advento, tempo de espera. Não apenas de um dia, mas daquilo que os dias, todos os dias, de forma silenciosa, transportam: a Vida, o mistério apaixonante da Vida que em Jesus de Nazaré principiou.
Advento, tempo de redescobrir a novidade escondida em palavras tão frágeis como "nascimento", "criança", "rebento".
Advento, tempo de escutar a esperança dos profetas de todos os tempos. Isaías e Francisco. Miqueias e Teresa de Calcutá.
Advento, tempo de preparar, mais do que consumir. Tempo de repartir a vida, mais do que distribuir embrulhos.
Advento, tempo de procura, de inconformismo, até de imaginação para que o amor, o bem, a beleza possam ser realidades e não apenas desejos para escrever num cartão.
Advento, tempo de dar tempo a coisas, talvez, esquecidas: acender uma vela; sorrir a um anjo; dizer o quanto precisamos dos outros, sem vergonha de parecermos piegas.
Advento, tempo de se perguntar: "há quantos anos, há quantos longos meses desisti de renascer?"
Advento, tempo de rezarmos à maneira de um regato que, em vez de correr, escorre limpidamente.
Advento, tempo de abrir janelas na noite do sofrimento, da solidão, das dificuldades e sentir-se prometido às estrelas, não ao escuro.
Advento, tempo para contemplar o infinito na história, o inesperado no rotineiro, o divino no humano, porque o rosto de um Homem nos devolveu o rosto de Deus.
José Tolentino Mendonça
Padre e poeta português
terça-feira, 13 de dezembro de 2016
Centro Paroquial - O que ainda falta...

Uma obra destas tem sempre acabamentos ... Falta sempre alguma coisa....
1. Falta acabar de colocar o gradeamento. Estamos a trabalhar neste aspeto, buscando o melhor preço possivel...
2. A internet. Hoje trabalhou-se nessse aspecto. Está quase tudo resolvido. Faltam apenas pormenores.
3. Imagem de Santa Helena. Esperamos inaugurá-la em 1 de janeiro próximo. Além da Imagem em fase de acabamentos, é necessário tratar dos alicerces, da iluminação, das floreiras... Tudo se está a tentar para que tudo esteja pronto na data apontada.
Como veem, os trabalhos e preocupações continuam.
2. A internet. Hoje trabalhou-se nessse aspecto. Está quase tudo resolvido. Faltam apenas pormenores.
3. Imagem de Santa Helena. Esperamos inaugurá-la em 1 de janeiro próximo. Além da Imagem em fase de acabamentos, é necessário tratar dos alicerces, da iluminação, das floreiras... Tudo se está a tentar para que tudo esteja pronto na data apontada.
Como veem, os trabalhos e preocupações continuam.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
O grande educador sexual
Já no próximo ano letivo, uma criança com 5 anos pode aprender educação sexual no pré-escolar através de temas pedagógicos como este: "Desenvolver uma atitude positiva em relação ao prazer e à sexualidade." Cinco anos.
Já aos 10 é possível assistirem a aulas sobre contracetivos e aborto. Dez anos. Não sei porquê mas em Portugal convive-se bem com o conceito do Estado Grande Educador: não aflige ninguém que o Estado nos entre pela casa dentro e imponha como é que os nossos filhos devem ser educados. Não é quais as competências que as crianças devem adquirir a Matemática, Geografia ou Português. Isso é fascismo. Não, é mesmo o que eles devem pensar, como devem ser formados. Imaginem que há por aí famílias que só querem explicar aos filhos o que é o aborto depois de eles saberem como nascem os bebés? Um perigo. Ora, na dúvida sobre quem são os pais, o Estado antecipa-se através dos bancos da escola a educar os filhos segundo os cânones de diretores-gerais de Educação e técnicos que lhes vão recarregando as armas com relatórios e estudos. Mas ninguém se chateia. O conteúdo do documento intitulado Referencial da Educação para a Saúde e o facto de ainda ninguém ter invadido o Ministério da Educação como consequência lógica deste documento é prova dessa indiferença. Se fosse eu a entrar em casa da minha vizinha para explicar à sua filha de 10 anos a diferença entre a interrupção voluntária da gravidez e a não voluntária ou a dinâmica positiva do prazer e da sexualidade, acredito que a minha vizinha chamasse a polícia. E bem. Mas, se for a professora de ciências, não faz mal nenhum. Afinal, ela está apenas a educar para a saúde.
Um Estado socialista como o nosso vai até onde o deixam ir e com a convicção perigosa de quem se acha mais habilitado do que os pais para educar os filhos. Seja em educação sexual, alimentação, religião ou laicidade. Um Estado como o nosso não toca à campainha para entrar em nossa casa. Entra. E é isto o mais sinistro do documento referencial: o abuso. É que estas são portas que não se abrem a estranhos e muito menos à figura abstrata que é o Estado.
INÊS TEOTÓNIO PEREIRA 10.12.16 DN, aqui
domingo, 11 de dezembro de 2016
Bem precisamos todos do Natal da Dignidade!
ESCRAVATURA MODERNA
A escravatura é hoje uma das grandes feridas da humanidade.Há muitas pessoas a viver como escravas.
- Há gente que vive na escravidão dos vícios, das drogas, dos maus costumes que destroem as pessoas.
- Há milhares e milhares de pessoas a trabalhar como escravos, sem direitos, com baixos salários, ou mesmo sem salários, sem possibilidade de sair da situação em que vivem.
- Há muitas pessoas que veem a sua dignidade constantemente espezinhada e destruída.
- Vivem-se situações graves e muito preocupantes no mundo:
* traficantes de pessoas, de órgãos humanos, de armas;
* crianças que são soldados à força;
* exploração da mão de obra infantil;
* crianças forçadas à prostituição, raptadas, feitas correios da droga;
* jovens e adultos que caem nas mãos de traficantes que lhes prometem um emprego digno e dignamente remunerado e depois são usados como escravos sexuais ou como escravos laborais;
* tiranias nas famílias, nas empresas, em organizações sociais onde o silêncio é imposto pelo medo e os direitos são calados pela prepotência;
* escravaturas da moda, da propaganda, do preconceito, do egoísmo, dos ídolos, da guerra...
Bem precisamos todos do Natal da Dignidade!



- Há milhares e milhares de pessoas a trabalhar como escravos, sem direitos, com baixos salários, ou mesmo sem salários, sem possibilidade de sair da situação em que vivem.
- Há muitas pessoas que veem a sua dignidade constantemente espezinhada e destruída.
- Vivem-se situações graves e muito preocupantes no mundo:
* traficantes de pessoas, de órgãos humanos, de armas;
* crianças que são soldados à força;
* exploração da mão de obra infantil;
* crianças forçadas à prostituição, raptadas, feitas correios da droga;
* jovens e adultos que caem nas mãos de traficantes que lhes prometem um emprego digno e dignamente remunerado e depois são usados como escravos sexuais ou como escravos laborais;
* tiranias nas famílias, nas empresas, em organizações sociais onde o silêncio é imposto pelo medo e os direitos são calados pela prepotência;
* escravaturas da moda, da propaganda, do preconceito, do egoísmo, dos ídolos, da guerra...
Bem precisamos todos do Natal da Dignidade!



sábado, 10 de dezembro de 2016
3ª Semana do Advento: ESCRAVATURA - DIGNIDADE
DEUS CONNOSCO PARA UMA HUMANIDADE NOVA

Senhor!
aguardamos-Te menino,
trazes contigo o destino
de a todos libertar
com o Teu amor.
Mas creio Senhor
que tens de voltar a ressuscitar para o que vive acorrentado
no seu pecado!
O que explora o seu irmão
até à exaustão
e dá-lhe como soldo a amargura
da escravatura!
Para o casal sem amor,
onde reside apenas a dor
de um cônjuge maltratado,
escravizado!
Tu
vieste Senhor
para
que a Tua Verdade
desse
a todos a dignidade
do
Teu amor,
a
porta aberta
que liberta!
sexta-feira, 9 de dezembro de 2016
11 Dezembro 2016 - 3.º DOMINGO DO ADVENTO - Ano A
Leituras: aqui
Estamos a viver o terceiro domingo do Advento.
Continuamos a preparação para o Natal, olhando as feridas da humanidade e
abrindo-nos a Jesus Cristo com Aquele que cura as feridas da humanidade.
Ao olhar o mundo em que vivemos e olhando-o de um
certo modo, parece-nos sem sentido e condenado ao fracasso… A salvação parece
não ter lugar no mundo em que vivemos…
Hoje somos convidados a olhar mais uma das grandes
feridas da humanidade: a escravatura.
Há muita gente que a viver como escravos.
Há gente que vive na escravidão dos vícios, das
drogas, dos maus costumes que destroem as pessoas.
Há milhares e milhares de pessoas a trabalhar como
escravos, sem direitos, com baixos salários, ou mesmo sem salários, sem
possibilidade de sair da situação em que vivem.
Há muitas pessoas que veem a sua dignidade
constantemente espezinhada e destruída.
Vivem-se situações graves e muito preocupantes no
mundo.
E então, nós, cristãos, vamos ficar parados? Não
podemos fazer nada? Que é que podemos e devemos fazer?
Amigos, viver o Advento é esperar um mundo novo. É
acreditar num mundo diferente.
Viver o Advento é acreditar em Jesus Cristo, que vem
ao mundo e nos traz a cura para as feridas da humanidade.
Jesus Cristo é Aquele que traz a liberdade para
todos. Ele cura as feridas da escravatura. Ele recupera a dignidade de toda a
pessoa humana.
Deus
com a Sua Palavra dá-nos confiança:
«Dizei aos corações perturbados: «Tende coragem, não
temais: Aí está o vosso Deus, vem para fazer justiça e dar a recompensa. Ele
próprio vem salvar-vos».
«Irmãos: Esperai com paciência a vinda do Senhor.
Vede como o agricultor espera pacientemente o precioso fruto da terra,
aguardando a chuva temporã e a tardia.»
«Sede pacientes, vós também, e fortalecei os vossos corações,
porque a vinda do Senhor está próxima.»
«Ide contar (…) o que vedes e ouvis: os cegos veem, os
coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e
a Boa Nova é anunciada aos pobres.
Amigos, abri o coração a Jesus Cristo. Deixai-vos
transformar pelo seu amor. Acolhei e Anunciai a Boa Nova de Jesus, a Boa Nova
da DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2016
Paróquia de S. Pedro de Tarouca - ORAÇÃO DA TARDE neste dia da Imaculada Conceição
Oração. Participação. Cânticos. Espaço para o individual e para o comunitário.
As novas tecnologias ajudam.
Rezamos o Plano Pastoral e com o Plano Pastoral.
Partilhámos a nossa Oração da Tarde.
As novas tecnologias ajudam.
Rezamos o Plano Pastoral e com o Plano Pastoral.
Partilhámos a nossa Oração da Tarde.
SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO
A Porta do Sonho
Leituras: aqui
1. “Com Maria e José, sonhar a alegria do Natal”. Na verdade, é Deus que sonha, desde sempre, o melhor para os seus filhos. Ainda não existia sequer o mundo e Deus já amava, já sonhava em mim, em ti, em nós! Nós fazemos parte do sonho de Deus. E qual foi a coisa mais bela que Deus fez ao criar o mundo, e ao pensar em nós? Foi a família! Todo o amor, com que Deus fez esta maravilhosa Criação, entregou-o a uma família. Por isso, uma família é tanto mais família quanto mais é capaz de abrir os braços e acolher todo esse grande amor de Deus!
2. Mas, de repente - dizia-nos a primeira leitura - o sonho de Deus, torna-se um pesadelo! Homem e mulher batem, com a porta, na cara de Deus; querem viver sem Ele, esconder-se d’Ele. Deixam-se seduzir pelo mal, representado naquela serpente. E começam a acusar-se um ao outro, a dividir-se, a passar as culpas. Quantas vezes se desfaz o sonho de uma família, porque fechamos as portas a Deus e deixamos de O ouvir. Quantas vezes começa assim a destruição de uma família, com a desavença no casal, o ciúme entre irmãos... E, assim, todo esse amor, que Deus nos deu, «quase» se perde! «Quase», porque, mesmo aí, quando se desfaz o sonho, Deus abre uma janela de esperança: da descendência da Mulher, diz-se então, havia de nascer um Salvador, para cumprir o sonho de Deus!
3. Em boa verdade, Deus nunca desiste de sonhar. Quando o homem e a mulher se afastaram e esconderam, Deus jamais os deixou sozinhos. Tanto era o Seu amor, por nós, que começou a caminhar com o Seu povo, ao longo de séculos. Até que, um dia, Deus quis dar a demonstração maior do Seu amor por nós: enviar ao mundo o Seu próprio Filho!
4. E, para isso, Deus bate à porta de quem? De Maria e de José. Pensemos em Maria, tão jovenzinha. Não tinha como entender aquela gravidez: «Como pode isso acontecer?». E quando Lhe explicaram, Ela obedeceu! Pensemos em José, cheio de esperanças de formar um lar, e encontra-se agora com esta surpresa, que não entende. Aceita entrar no sonho de Deus e obedece sem dizer palavra. E, assim, na obediência do amor desta mulher, Maria, e deste homem, chamado José, forma-se uma família! Deus entra no nosso mundo, através de uma família. E pôde fazê-lo porque essa família tinha um coração aberto ao amor, tinha as portas abertas da sua casa, a Deus e aos outros.
5. Deus gosta especialmente de bater à porta das famílias. Mas “para ouvir e aceitar esta chamada de Deus, é preciso encontrar, em cada dia, um pouco de tempo para rezar. Se não rezarmos, nunca conheceremos a vontade de Deus a nosso respeito. É, antes de tudo, em família, que aprendemos a rezar” (Papa Francisco, Discurso em Manila, 16.01.2015). “Família que reza unida, permanece unida” (AL 227). Quando estamos a rezar, criamos um espaço onde Deus pode entrar, nos pode falar e transformar! Que a nossa Casa, lá em casa, e a nossa Casa, aqui na Igreja, tenham sempre abertas, de par em par, as portas ao sonho de Deus. Assim, quando Deus bater à porta, poderemos dizer «Sim», como Maria e José, ao sonho de Deus. E então será possível “com Maria e José, sonhar a alegria do Natal”!
Amaro Gonçalo
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
As duas faces da mesma moeda

Uma moeda tem duas faces. Distinta, mas faces da mesma moeda.
Aplique-se isto à fé. A mesma fé em duas faces.
1ª face. A oração, o culto, a adoração. "Amarás o Senhor teu Deus com todo no teu coração, toda a tua alma, todo o teu entendimento." (Bíblia). O 1º mandamento é este: amarás o Senhor teu Deus sobre todas as coisas.
2ª face. O amor ao próximo. "O que vos mando é que vos ameis uns aos outros." (Jesus Cristo)
Um amor a Deus que não se realize no amor ao próximo, "é mentiroso", no dizer bíblico.
Um amor ao próximo que não enraíze no amor a Deus, é mera filantropia, porque só Deus é fonte, origem e fundamento do amor autêntico.
Muitos acham que para ser cristão basta praticar uns tantos atos de cultos, fazer umas tantas orações pessoais, cumprir umas promessas, conhecer uns tantos textos bíblicos, integrar uns tantos grupos cristãos.
Muitos acham que basta para ser cristão praticar uns tantos atos de solidariedade, ter compaixão dos pobres, lutar pela justiça social, ajudar o próximo.
Nem uns nem outros estão certos.
A fé abre-nos a Deus e exprime-se no amor ao próximo.
Sem umas destas duas faces, temos uma moeda falsa.
“A nossa religião não é para consumo próprio, é um dom que se recebe para partilhar, porque só assim é que se muda o mundo.”
(D. José Ornelas)
“Mais acolhimento, mais missão, mais trabalho em conjunto” (cardeal Patriarca de Lisboa)
“O que é preciso é mudar a prioridade dos projectos”, disse o bispo de Lisboa, em conferência de imprensa, dando um exemplo de mudança: em vez de as comunidades católicas se mobilizarem para arranjar o telhado da Igreja devem olhar à volta e ver o que é mais necessários, seja os idosos que estão isolados, seja um bairro em que faltam condições ou uma escola onda há problemas.

domingo, 4 de dezembro de 2016
Reunião Arciprestal
Na tarde de 4 de dezembro, reuniu o Arciprestado de Armamar/Tarouca no Lar de São João Baptista, Queimada, sob a presidência do Arcipreste, P.e Mergulhão.
Após a oração, deu-se início à ordem trabalhos. Depois das informações do Conselho de Arciprestes, o Arcipreste chamou a atenção para o Plano Pastoral Diocesano e orientou uma reflexão sobre a Carta Pastoral do nosso Bispo que o contextua e fundamenta, tendo seguidamente focado os sacerdotes em algumas datas do Programa Pastoral Diocesano mais relevantes.
Seguidamente foi feita uma análise, pontos positivos e negativos, referente ao último Plano Pastoral Arciprestal.
Como pontos positivos, salientou-se:
- A implantação do Conselho Pastoral Arciprestal;
- A peregrinação à Lapa no contexto do Ano Santo da Misericórdia;
- A Jornada Diocesana da Juventude que se realizou em Santa Helena;
- O bom ambiente humano e sacerdotal existe entre os sacerdotes nas reuniões;
- O Dia Sacerdotal, etc.
Frisou-se ainda a necessidade de maior envolvência de todos, sacerdotes e leigos, na prossecução dos planos pastorais.
Foram marcados ainda a próxima reunião do Conselho de Pastoral Arciprestal para 8 de janeiro próximo e o Dia Sacerdotal para fevereiro. A respeito deste Dia Sacerdotal, os presentes sugeriram a temática a abordar bem como a pessoa a presidir à reflexão.
O P.e Adriano, responsável pela Pastoral Familiar, falou ainda da importância da formação de uma Equipa Arciprestal da Família.
Os sacerdotes trocaram opiniões e reflexões tendo sobre situações concretas com que se defrontam no dia-a-dia e a resposta pastoral que é precisar dar, tendo em conta a doutrina da Igreja e os sinais dos tempos. Os problemas que têm a ver com os batismos - mormente os padrinhos - e o matrimónio foram o centro do debate. Não faltou uma análise ao mundo de hoje e às respostas de que precisa.
Foi ainda lavrada em ata a congratulação do Arciprestado para com a Paróquia de São Pedro de Tarouca pela recente inauguração do Centro Paroquial Santa Helena da Cruz.
O encontro terminou com uma refeição fraterna.
Este encontro foi um momento bonito de comunhão sacerdotal. Pela partilha. Às vezes pela discussão mais acesa. Pela franqueza. Pelo espírito de Igreja. Pela vontade de servir melhor o Evangelho. Pela preocupação com aqueles que nos estão confiados. Pela amizade.
Após a oração, deu-se início à ordem trabalhos. Depois das informações do Conselho de Arciprestes, o Arcipreste chamou a atenção para o Plano Pastoral Diocesano e orientou uma reflexão sobre a Carta Pastoral do nosso Bispo que o contextua e fundamenta, tendo seguidamente focado os sacerdotes em algumas datas do Programa Pastoral Diocesano mais relevantes.
Seguidamente foi feita uma análise, pontos positivos e negativos, referente ao último Plano Pastoral Arciprestal.
Como pontos positivos, salientou-se:
- A implantação do Conselho Pastoral Arciprestal;
- A peregrinação à Lapa no contexto do Ano Santo da Misericórdia;
- A Jornada Diocesana da Juventude que se realizou em Santa Helena;
- O bom ambiente humano e sacerdotal existe entre os sacerdotes nas reuniões;
- O Dia Sacerdotal, etc.
Frisou-se ainda a necessidade de maior envolvência de todos, sacerdotes e leigos, na prossecução dos planos pastorais.
Foram marcados ainda a próxima reunião do Conselho de Pastoral Arciprestal para 8 de janeiro próximo e o Dia Sacerdotal para fevereiro. A respeito deste Dia Sacerdotal, os presentes sugeriram a temática a abordar bem como a pessoa a presidir à reflexão.
O P.e Adriano, responsável pela Pastoral Familiar, falou ainda da importância da formação de uma Equipa Arciprestal da Família.
Os sacerdotes trocaram opiniões e reflexões tendo sobre situações concretas com que se defrontam no dia-a-dia e a resposta pastoral que é precisar dar, tendo em conta a doutrina da Igreja e os sinais dos tempos. Os problemas que têm a ver com os batismos - mormente os padrinhos - e o matrimónio foram o centro do debate. Não faltou uma análise ao mundo de hoje e às respostas de que precisa.
Foi ainda lavrada em ata a congratulação do Arciprestado para com a Paróquia de São Pedro de Tarouca pela recente inauguração do Centro Paroquial Santa Helena da Cruz.
O encontro terminou com uma refeição fraterna.
Este encontro foi um momento bonito de comunhão sacerdotal. Pela partilha. Às vezes pela discussão mais acesa. Pela franqueza. Pelo espírito de Igreja. Pela vontade de servir melhor o Evangelho. Pela preocupação com aqueles que nos estão confiados. Pela amizade.
sábado, 3 de dezembro de 2016
2.ª Semana do Advento: POLUIÇÃO - CUIDAR DA NATUREZA
Caminhada do Advento em
Família
DEUS CONNOSCO PARA UMA HUMANIDADE NOVA

A Natureza reza ao seu Criador
Criaste-me com Teu amor,
revestiste-me de ervas, plantas, flores, inundaste-me com
ribeiros, rios, lagos, mares, oceanos, (alguns gelados).
Povoaste-me de animais diversos, selvagens e domésticos.
Também me deste o ser humano,
o preferido do Teu belo plano.
Harmoniosa combinação
até à desenfreada ambição
do único ser racional
que, como tal,
me devia preservar,
proteger, respeitar.
Mas não!...
Hoje, a poluição
destrói-me,
corrói-me.
Antevejo minha agonia
se não regressar a harmonia
entre mim e a humanidade,
se não abrandar a voracidade
desta infame destruição!
Já não me reconheço!
mas acho que mereço
segunda oportunidade,
para que haja continuidade
nesta Tua criação.
Põe Tua mão Senhor
no coração destruidor
da Tua obra singular.
É preciso reciclar,
baixar emissões,
aumentar emoções,
lucidez, sensibilidade
para esta realidade!
Papa Francisco:
“Todo o universo material é uma
linguagem do amor de Deus, do seu carinho sem medida por nós. O solo, a água,
as montanhas: tudo é carícia de Deus”
sexta-feira, 2 de dezembro de 2016
4 Dezembro 2016 – 2º Domingo do Advento – Ano A
Leituras: aqui
Na nossa
caminhada para o Natal, a Liturgia desse domingo convida-nos a despir-nos dos valores efémeros e egoístas que
muitas vezes nos fascinam, para dar
lugar em nós aos valores do Reino de Deus.
As
Leituras bíblicas apresentam duas figuras típicas do DVENTO:
ISAÍAS e JOÃO BATISTA
Na 1ª Leitura, ISAÍAS apresenta um Enviado de Javé, descendente de Davi, com a
missão de construir um Reino de Justiça e Paz. (Is
11,1-10)
É uma das
maiores profecias do Antigo Testamento referentes ao Messias, com que o
profeta reaviva a esperança do seu povo, diante
das ameaças do imperialismo dos assírios.
O Poema dá
as características:
- Será descendente de DAVID (Jessé é Pai de David)
"Naqueles dias, do tronco de Jessé sairá
um ramo e um rebento da sua raiz".
- Será
animado pelo ESPÍRITO de Deus: (Como na Criação)
Sobre ele
pousará o Espírito do Senhor: Espírito de
sabedoria e inteligência, de conselho e de fortaleza, de
conhecimento e de temor de Deus,(de piedade).
* É esta a origem da nossa lista dos 7 dons
do Espírito Santo.
- Será
portador da JUSTIÇA e da PAZ: "Trará justiça para os humildes..."
Haverá a reconciliação da Criação: voltará a harmonia perdida entre o homem e a natureza, entre os animais
selvagens e domésticos....
* Jesus é
o "messias" que veio tornar
realidade o sonho do profeta.
Ele iniciou esse "Reino" novo de
justiça, de harmonia, de paz sem fim...
Cheio do Espírito de Deus, ele passou pelo
mundo convidando os homens a se tornarem "filhos de Deus" e a
viverem no amor e na partilha.
- Mas a profecia está longe de sua completa
realização.
O Reino novo trazido por Jesus só poderá
estabelecer-se a partir de nossa conversão pessoal,
familiar e comunitária.
Na 2ª
Leitura, Paulo exorta os cristãos de Roma a viverem no amor, dando
testemunho de união, de amor, de partilha, de harmonia, a fim de
que louvem a Deus, com um só coração e uma só alma. (Rm
15,4-9)
No Evangelho,
JOÃO BASTISTA anuncia que esse Reino está próximo, mas para
que se torne realidade precisa de COMVERSÃO. (Mt
3,1-12):
- Personalidade:
É uma figura impressionante, que fascina o povo.
Tem um estilo de vida austera: no vestir, no
comer, no falar, no morar... Vive no "DESERTO", lugar das privações, do despojamento, mas também lugar tradicional dos encontros
entre Deus e Israel.
"Convertei-vos,
porque o Reino dos céus está próximo..."
"Preparai
o caminho do Senhor: endireitai as veredas para ele."
- Reação
ao Anúncio:
- O Povo simples: reconhece seus
erros e pede o Batismo...
- Os Fariseus e Saduceus: vão ao
encontro de João por curiosidade apenas... e são desmascarados: "Raça de cobras venenosas... produzi
frutos que a conversão exige e vos
iludaais a si mesmos, dizendo: 'Abraão é nosso Pai' ".
- O Batismo
de João: consistia na imersão na água do rio Jordão para as pessoas que aderiam a esse apelo de
conversão.
Significava o arrependimento, o perdão dos
pecados e a agregação ao povo fiel.
Mas ele avisa, que aquele que vem depois dele
"batizará
no ESPÍRITO SANTO e no fogo..."
-
Portanto o Batismo de Jesus
vai muito além do batismo de João:
Confere, a quem o recebe, a vida de Deus e
torna-o filho de Deus;
incorpora-o à Igreja e torna-o participante da
missão da Igreja no mundo...
- É um
quadro de vida completamente novo, uma relação de filiação com Deus e de fraternidade com Jesus e com todos os
outros batizados.
É um SACRAMENTO.
+ A
Voz de João Batista continua
convidando à CONVERSÃO...
Não é possível acolher "aquele que vem" se o nosso coração estivercheio de egoísmo,
de orgulho, de auto-suficiência, de preocupação com os bens materiais.
Se quisermos celebrar a vinda do Senhor e
participar do seu Reino,
devemos preparar o caminho, mudar o nosso
coração.
Nesse itinerário, não há espaço para a
hipocrisia.
Não bastam as aparências, apenas dizer que somos
cristãos porque recebemos o batismo.
A Conversão deve ser comprovada pela ação.
+ Os Frutos
de conversão comprovam a autenticidade da nossa conversão:
Não
bastam alguns sentimentos religiosos... ou algumas práticas piedosas...
Precisamos
apresentar frutos de conversão: Paz, Fraternidade, Justiça...
- Quais
os caminhos tortos, que devemos endireitar?
- Quais
os frutos de conversão que Deus está
esperando de nós, neste Advento, em preparação ao Natal ?
- Estamos
convencidos de que, se não dermos esse passo, nunca será Natal em nós, nem mesmo no dia 25
de dezembro?
Deus espera que tenhamos a coragem de dar
esse passo!...
Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa -04.12.2016
quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
Intenções do Papa para este mês de dezembro
Intenções do Papa para este mês de dezembro
⇒ UNIVERSAL
O fim dos meninos-soldados
Para que seja eliminada em todo o mundo a praga dos meninos-soldados.
O fim dos meninos-soldados
Para que seja eliminada em todo o mundo a praga dos meninos-soldados.
⇒ PELA EVANGELIZAÇÃO
Redescobrir o Evangelho na Europa
Para que os povos europeus redescubram a beleza, a bondade e a verdade do Evangelho, que dá alegria e esperança à vida.
***Redescobrir o Evangelho na Europa
Para que os povos europeus redescubram a beleza, a bondade e a verdade do Evangelho, que dá alegria e esperança à vida.
O VIDEO DO PAPA PARA DEZEMBRO
O fim dos meninos-soldados
Francisco pede "que em nenhuma parte do mundo exista esta forma de escravidão".
"Neste mundo, que desenvolveu as tecnologias mais sofisticadas, são vendidas armas que terminam nas mãos de crianças-soldado."
A ONU define como "Criança-soldado" todo menor de 18 anos que tenha sido recrutado por uma força armada ou um grupo armado, para ser usado(a) como combatente, cozinheiro, carregador, espião ou para fins sexuais. Segundo um informe do UNICEF, calcula-se que existam 300.000 meninos e meninas menores de 18 anos que participam de mais de 30 conflitos no mundo.
ORAÇÃO
Deus nosso Pai,
os pequeninos são aqueles que acolhem o teu Reino de coração aberto e
cheio de alegria.
Em tantos lugares, a infância é destruída pela guerra,
e a inocência das crianças é trocada pela violência das armas.
Faz com que os governantes do mundo ponham fim a este drama.
Também Te peço que os povos da Europa
redescubram a beleza e a verdade do Evangelho,
e se fundamentem assim nas raízes da sua identidade.
Pai-Nosso; Ave-Maria; Glória…
Subscrever:
Mensagens (Atom)





