quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Mensagem de D. António Couto para a Semana dos Seminários 2016

sml-caras
MOVIDOS PELA MISERICÓRDIA DE DEUS
Com o jubileu da misericórdia ainda sobre a mesa, e com a figura maternal de Maria já a entrar-nos em casa com a celebração do centenário das Aparições em Fátima, eis-nos outra vez à entrada da Semana das Vocações e dos Seminários, que neste ano da graça de 2016 acontece de 06 a 13 de novembro, subordinada ao tema «Movidos pela misericórdia de Deus»
A raiz, o tronco, os ramos, as folhas, as flores e os frutos da temática desta Semana assentam no chão da conhecida «parábola da misericórdia» de Lucas 15, 1-32, que põe em destaque a figura de um Pai que se desfaz em misericórdia, e que corre ao encontro dos seus filhos pecadores, abraça-os e beija-os, sem nos fazer nenhuma advertência, nenhuma condição, apenas perdão, não dito, mas em ação, pura misericórdia envolvente, ao ritmo da comoção instintiva das suas entranhas maternais, fazendo irromper dentro de nós um vulcão de amor, tudo para lá daquelas situações em que simplesmente nos vêm as lágrimas aos olhos.
É-nos pedido, então, neste Semana, que ergamos o nosso coração em oração até este Pai misericordioso, para que «arraste com carinho» (cf. Jeremias 31,3; João 6,44) os seminaristas que frequentam os nossos Seminários de Resende, Lamego e Interdiocesano de S. José, sediado em Braga, para possibilitar aos nossos Seminaristas frequentar a Faculdade de Teologia da Universidade Católica.
Enquanto erguemos o nosso coração em oração até este Pai misericordioso, levando até ao coração de Deus os nossos Seminaristas, peçamos-lhe também, com insistência que «arraste» outros jovens para os nossos Seminários, para que amanhã não nos faltem sacerdotes de que necessitamos para servir da melhor maneira o Povo de Deus da nossa Diocese de Lamego e da Igreja inteira.
Peço, então, uma vez mais que, sendo generosos na oração, o sejamos também na dádiva de nós próprios, concretizada no Ofertório de Domingo, dia 13, que será destinado, na sua inteireza, para as necessidades dos nossos Seminários.
Que Deus nos abençoe e guarde em cada dia, e faça frutificar o labor dos nossos Seminários.
Lamego, 1 de novembro de 2016, Solenidade de Todos os Santos
+ António, vosso bispo e irmão

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.